Conselho Oleícola Internacional participa da I Feira Internacional de Negócios Sobre Olivicultura em Porto Alegre (RS)
Presença do COI no evento reforça trabalho da entidade para promover o saudável hábito do consumo de azeitonas e azeite de oliva extravirgem no Brasil.
Com a intenção de promover o consumo de azeite de oliva extravirgem e azeitonas no território nacional, o Conselho Oleícola Internacional (COI) participará da I Feira Internacional de Negócios Sobre Olivicultura, em Porto Alegre (RS), no dia 2 de setembro. José Gaforio, diretor para o Centro de Estudos Avançados em Olivedo e Azeite de Oliva na Universidade de Jaen, na Espanha, fará uma palestra sobre “nutrição, saúde e azeite de oliva”. A participação no evento reforça o trabalho desenvolvido pela entidade no Brasil desde o ano passado. A abertura destas apresentações será feita por Jean-Louis Barjol, diretor executivo do COI.
A intenção do Conselho Oleícola Internacional é que mais consumidores conheçam os benefícios e potenciais dos produtos e descubram sua versatilidade para que, dessa forma, cada vez mais brasileiros incluam o azeite e azeitona em sua dieta diária.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o consumo de azeites e azeitonas no País vem aumentando nos últimos cinco anos. O volume de azeites de oliva importado pelo Brasil cresceu mais de 35% de 2009, quando importou 44,5 mil toneladas, até 2013, que registrou volume 74. 873,8 mil toneladas. A importação de azeitonas também aumentou neste mesmo período. O Brasil importou 69,4 mil toneladas em 2009 e em 2013 atingiu a marca de 109.051,1 mil toneladas importadas, gerando um crescimento de mais de 30%.
Entre os participantes do evento estão executivos de supermercados, executivos do ramo de gastronomia, cardiologistas, representantes do Governo e imprensa especializada.
Sobre o COI
Criado em Madrid, Espanha, em 1959, o Conselho Oleícola International é a única organização intergovernamental no mundo a reunir os stakeholders da produção e consumo de azeite e azeitona, posicionando-se como um fórum de discussão oficial sobre questões de interesse para esta indústria. O conselho é um player importante no mercado, pois sua atuação contribui para o desenvolvimento sustentável e responsável da olivicultura, além de servir como um fórum mundial para a discussão de questões para formulação de políticas e ações para enfrentar os desafios do cultivo, produção e hábitos de consumo.
Fonte: Conselho Oleícola Internacional