Dia do Miojo é marcado por ação inovadora

miojo_primaveraData será celebrada nesta segunda-feira, com o início de uma ação inusitada: a primeira refeição preparada no espaço.

Conhecido por ser saboroso, prático e versátil, o popular ‘miojo’ comemora mais um ano na mesa do brasileiro nesta segunda-feira, dia 25 de agosto. Para celebrar a data, a Nissin-Ajinomoto – empresa responsável pela fabricação e comercialização do produto no Brasil – dá início a uma ação inusitada: será a primeira empresa a preparar uma refeição no espaço.

Para isso, a Nissin-Ajinomoto contará com a expertise da Interorbital, fabricante norte-americana de foguetes, satélites e naves espaciais, que será responsável pela condução das pesquisas em terra e dos testes no ar. Na prática, um foguete não tripulado levará uma cápsula, especialmente construída para carregar a receita elaborada pelo renomado chef Emmanuel Bassoleil, até mais de 100KM de altitude e ejetará o recipiente na atmosfera.

A ideia é que a refeição entre em ponto de ebulição quando a cápsula cruzar a mesosfera no caminho de volta para casa. A mesosfera é a camada atmosférica responsável, entre outras coisas, pela combustão de meteoros – e agora também pela preparação do Miojo espacial. A finalização da cápsula e os testes com o foguete serão realizados nos próximos meses e o foguete será lançado em janeiro de 2015, dando início à comemoração dos 50 anos de Nissin Miojo Lámen no Brasil.

Toda a missão, os testes, as pesquisas e receitas serão documentadas e divulgadas pela patrocinadora do projeto, a Nissin-Ajinomoto. Quem quiser acompanhar a missão do macarrão mais democrático e, provavelmente, mais intergaláctico do mundo, deve acessar www.nissin.com.br/missaomiojo.

A Missão Miojo é um projeto criado pela F/Nazca Saatchi & Saatchi para o Dia do Miojo, que já colocou o prato no menu de grandes restaurantes (2011), publicou o livro Meu Miojo – Receitas e Histórias (2012), e formou mestres miojeiros em 3 minutos na Escola de Culinária Mais Rápida do Mundo (2013).

A INVENÇÃO DO MACARRÃO INSTANTÂNEO
“A paz está garantida quando não se está com fome”. Esse foi o lema que pautou a vida de Momofuko Ando, inventor do macarrão instantâneo e fundador da Nissin Foods Holdings Co. Ltd.

Nascido em Taiwan em 1910, quando o país vivia sob ocupação japonesa, o jovem Momofuko Ando mudou-se para o Japão e dirigiu várias empresas antes de se tornar o inventor do primeiro lámen instantâneo, em 1948. A ideia surgiu após a 2ª Guerra Mundial, quando Ando percebeu que as pessoas passavam horas na fila para comprar alimentos no mercado negro, devido ao racionamento.

Tão revolucionário quanto o método de Momofuko Ando foi a invenção do pesquisador e professor da Universidade Imperial de Tóquio, Dr. Kikunae Ikeda, que descobriu o “quinto gosto”, chamado de Umami (que significa saboroso), além dos já conhecidos doce, salgado, azedo e amargo. O novo sabor foi obtido a partir de experimentos com algas marinhas, com o isolamento do ácido glutâmico.

A descoberta do Dr. Ikeda, em 1908, foi industrializada pelo empresário japonês Sr. Saburosuke Suzuki no ano seguinte, marcando o lançamento do produto Ajinomoto no mercado.

Sobre a Nissin-Ajinomoto – Resultado da fusão entre a Ajinomoto CO. Inc. e a Nissin Foods Holdings Co. Ltd., a joint-venture se consolidou no país como líder no segmento de macarrão instantâneo. Atualmente, fabrica 47 produtos para consumidores diretos no Brasil, divididos em 10 linhas. Com fábricas em Ibiúna (São Paulo) e em Glória do Goitá (Pernambuco), investe sempre em boas práticas para satisfazer as necessidades de seus clientes e melhorar continuamente seus produtos e serviços.

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