Entenda a relação da alimentação na prevenção de doenças
Acompanhamento nutricional pode diminuir o risco de doenças infecciosas e crônicas
Criada para conscientizar sobre a importância da educação sanitária e o valor da saúde, o Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, ganhou forte notoriedade. É importante se cuidar o ano todo, mas para evidenciar a data em especial, a nutricionista Júlia Canabarro, da Dietbox, startup de nutrição, reforça as vantagens de adotar hábitos saudáveis. “Com uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, os benefícios para a saúde são imensos, proporciona o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de diversas doenças”, afirma Júlia.
“Incluir frutas e verduras na rotina, consumir a quantidade ideal de água, evitar o consumo exagerado de doces e frituras e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, são alguns hábitos essenciais para manter a saúde em dia”, completa a profissional.
Júlia Canabarro, nutricionista da Dietbox, lista os principais benefícios de uma alimentação saudável:
Garante mais energia
A primeira mudança aparente após a mudança dos hábitos é o aumento da energia e disposição para realizar as atividades do dia a dia e também para prática de atividades físicas, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
Diminui o risco de doenças crônicas
Uma dieta rica em vitaminas, minerais e fibras ajuda a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo doenças cardíacas e diabetes.
Previne doenças infecciosas
Uma alimentação saudável e equilibrada promove a melhora da função do sistema imunológico, ajudando a prevenir e combater infecções de forma mais eficaz.
Regula a produção de hormônios
Atua na prevenção de doenças relacionadas à tireoide e fertilidade.
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
Uma alimentação rica em antioxidantes contribui para melhora da pele e previne o aparecimento dos sinais de envelhecimento, as tão temidas rugas.