Tendência australiana de servir comidas coloridas em tábuas inspira fabricantes a inovar no portfólio

Tendência australiana de servir comidas coloridas em tábuas inspira fabricantes a inovar no portfólio
Foto: Tramontina

Itens de madeira são aliados da grazing food e acompanham estilo rústico que combina com o conceito

Já não é novidade que tábuas não servem apenas para o preparo de comidas. Elas são hoje parte importante do servir à mesa e, em alguns estabelecimentos, substituem até mesmo os pratos – como é o caso de hamburguerias. Grazing food, a tendência australiana de servir comidas coloridas e saborosas em tábuas, intensificou ainda mais o uso das tábuas. Traduzindo o nome “comida de pastoreio”, consiste em “espalhar a comida” em uma superfície e é uma espécie de aprimoramento das tábuas de frios tradicionais, com ingredientes selecionados.

De olho em novos comportamentos de consumo, fabricantes de tábuas buscam inovar o portfólio, apresentando novos produtos que inspiram o fazer bonito em casa e o receber bem, de forma criativa e funcional. É o caso da Tramontina, indústria centenária brasileira, que produz um mix completo de tábuas em sua fábrica situada em Belém, no Pará.

Hoje são 11 linhas diferentes, e nos últimos anos, a marca dá destaque para os itens de servir, além das tradicionais tábuas de churrasco ou corte de alimentos. A linha Provence é um exemplo. Com inspiração no estilo de vida dos habitantes do sul da França, lembra o charme e as delícias dos pequenos vilarejos, as especiarias e ervas aromáticas dos mercados e feiras do interior.

Tábuas linha Provence Tramontina

A recém lançada linha Rost é uma coleção de tábuas e acessórios que remete a um estilo rústico, oferecendo simplicidade no uso de matérias primas naturais. Elaboradas em madeira jatobá e acabamento em óleo mineral, as peças apresentam tonalidades diferenciadas, mesclando em um mesmo produto o tom avermelhado e esbranquiçado para o efeito robusto e campestre.

O nome vem do Roast, em inglês assar, fazendo referência ao churrasco raiz que sempre teve a tábua de madeira como grande aliada, mas de forma atualizada. Entre os itens da nova Rost, estão estações de trabalho para preparar e servir, tábuas e pratos para servir, farinheiro e saleiro, todos em madeira.

Você pode gostar...