Vinhos e queijos: o match mais que perfeito!
O queijo tem um Dia Mundial para chamar de seu, é em 20 de janeiro, e a Sommelière Érika Líbero dá dicas para a harmonização de vinho e queijo, um match mais que perfeito
Confira as dicas da Érika Líbero para alguns dos principais tipos de queijo e para tábuas de queijos.
Minas Frescal
O Queijos Minas Frescal é um queijo bem leve, então aposte em vinhos leves também com um Sauvignon Blanc que é muito aromático.
Dica da Somm: Tempere o queijo com azeite e orégano para a harmonização ficar ainda mais certeira.
Brie
Este queijo de massa mole e mofo branco tem bastante personalidade. Aposte em um bom Pinot Noir.
Dica da Somm: Sirva o Brie com geleia de frutas vermelhas para uma harmonização mais interessante. Se a geleia for de frutas amarelas, harmonize com um Chardonnay.
Gouda
O queijo Gouda combina bem com vinhos tintos de corpo médio. A sugestão é um italiano com a uva Primitivo.
Dica da Somm: Se quiser inovar, harmonize com um tinto Californiano feito com a uva Zinfandel (Zinfandel é o outro nome da Primitivo).
Parmesão
É um queijo com mais gordura e intensidade de sabor, aqui você pode harmonizar com toda a intensidade do Malbec.
Dica da Somm: Aqui também vale outros vinhos com corpo médio ou encorpados como um Cabernet Sauvignon, Merlot ou Bordeaux.
Gorgonzola
Os queijos de mofo azul são mais fortes e mais salgados. A sugestão é um bom branco feito com a Gewürztraminer.
Dica da Somm: Minha outra sugestão é acompanhar o gorgonzola com um bom Vinho do Porto. Adicione um pouco de geleia de morango no queijo para um toque especial.
Tábua de queijos
Se optar por uma tábua de queijos e estiver na dúvida entre qual dos vinhos escolher, um Espumante Brut será o melhor aliado.
Dica da Somm: Escolha um Espumante Brut feito pelo método tradicional (o mesmo método usado para fazer o Champagne). São mais cremosos e aromáticos. Acompanhe a tábua com pães diversos.