Com a volta do calor, Tilly® dá dicas para o consumo de peixes congelados

Com a volta do calor, Tilly® dá dicas para o consumo de peixes congelados
Foto: Pixabay

Com a chegada da primavera e das temperaturas mais altas, o peixe pode virar uma das estrelas das mesas brasileiras. A proteína está cada vez mais presente no dia a dia do país e segundo a pesquisa feita pela Embrapa Pesca e Aquicultura em parceria com Universidade Federal do Tocantins (UFT), a forma mais comum de compra desses pescados é no formato congelado, pelo fácil acesso. Porém, apesar da praticidade, o produto precisa de alguns cuidados específicos e Gabriel Pires, diretor comercial da Tilly®, líder em pescados para o varejo, dá dicas de como aproveitar melhor os peixes congelados para receitas ainda mais saborosas e saudáveis.

Armazenamento

Segundo Gabriel, peixes vendidos já congelados e filetados podem ser armazenados por até 02 dias na geladeira, mas podem ficar no freezer por até um ano. Devem ser mantidos sempre na embalagem, que reserva dados de rastreabilidade e, uma vez descongelados, não podem ser congelados novamente. O executivo afirma que durante o processo de embalagem, o peixe é congelado rapidamente para que não perca suas propriedades nutritivas, que se mantém mesmo depois que o produto é descongelado. O recongelamento em casa, porém, não segue os mesmos padrões industriais e pode danificar o peixe.

Descongelamento

A melhor forma de descongelar peixe é garantindo que o alimento entre na temperatura ambiente pouco a pouco. Por isso, o método mais indicado é descongelamento lento na geladeira, de preferência mantendo o peixe na própria embalagem. Apesar de ser um processo demorado, ele garante que o peixe mantenha sua textura e sabor. Deve-se evitar água quente e micro-ondas.

Manutenção

Ainda segundo Gabriel, mesmo após o preparo não é recomendável que o peixe seja congelado. Quando alimento se torna um prato pronto, fica sujeito aos outros ingredientes que foram usados na receita, assim como ao modo de preparo e isso pode contribuir ainda mais para a degradação dos nutrientes e para o ressecamento da carne.

Usos

Ainda que muito versáteis, os peixes congelados não são recomendados para todas as receitas. Gabriel recomenda evitar pratos que utilizem o peixe cru, como é o caso do ceviche e do sashimi. Para ambos, o peixe deve estar sempre muito fresco e firme. Outras preparações como grelhados, fritos, assados, em moquecas e caldeiradas são altamente indicados para uma dieta mais leve e saborosa.

Você pode gostar...