3 Dicas para uma Festa Junina sem pesar no bolso

3 Dicas para uma Festa Junina sem pesar no bolso
Foto: Chama

Chama, o app de gás, traz opções econômicas no preparo dos pratos típicos juninos

A festa mais queridinha do mês chegou e, para garantir aquele clima especial de arraial, é claro que não pode faltar o cardápio típico de São João. Bolo de milho, pé de moleque, quentão, canjica, são alguns exemplos do tradicional menu caipira que não podem ficar de fora.

Mesmo com a alta de 11,73% no preço dos alimentos no último ano, segundo dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a celebração não precisa ficar mais cara. Juntar a família e os amigos e preparar os pratos típicos em casa já significa uma boa economia e, para garantir ingredientes essenciais da celebração sem interferir no planejamento financeiro, o app do Chama que oferece praticidade na hora de trocar o botijão reuniu dicas para compensar esse aumento:

Faça receitas na panela de pressão

Troque receitas tradicionais de canjica, por exemplo, pela opção na pressão, pronta em 15 minutos – coringa na cozinha, esse item entrega um tempo de cozimento muito inferior ao das panelas convencionais, garantindo um ganho de uso de gás na hora.

Canjica

Ingredientes

500 g de milho branco para canjica
1 e 1/2 litros de água
1/2 litro de leite ou 1 creme de leite
10 cravos
Canela em pau a gosto
1 leite condensado
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Deixe os grãos de molho em água quente em um recipiente de um dia para o outro. Transfira o milho para uma panela de pressão com a água e cozinhe por 15 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e mantenha a panela fechada por 20 minutos

Dica: retire 2 xícaras de grãos da panela e bata no liquidificador com leite ou creme de leite para um caldo mais cremoso.

Para finalizar, volte a mistura para o fogo acrescentando a canela, os cravos e o leite condensado, deixando ferver por 10 minutos. Sirva com canela em pó por cima.

Prepare as fornadas em sequência

Tem mais de uma receita que vai ao forno? Planeje seu tempo na cozinha para fazer a Pamonha de Forno e Torta de Cachorro-Quente, por exemplo, aproveitando o forno pré aquecido e o calor da fornada anterior. Outra dica de ouro é manter o forno fechado – abrir antes do tempo faz que o calor escape, levando mais tempo para o prato ficar pronto.

Pamonha de Forno

Bata no liquidificador:

2 latas de milho verde (sem a água)

1 leite de coco (200 ml)

2 xícaras de açúcar

4 ovos

25 g de queijo parmesão ralado

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Após bater bem, junte, ainda no liquidificador, 1 colher (sopa) de fermento em pó e bata só para misturar. Despeje a mistura em um recipiente untado e enfarinhado. Leve para assar em forno pré-aquecido em 200º C até dourar.

Torta de Cachorro-Quente

Ingredientes

Recheio:

1/2 cebola picada

3 dentes de alho picados

1/2 lata de milho verde

12 salsichas picadas

1 sachê de molho de tomate

2 tomates picados

Pimenta do reino a gosto

Orégano a gosto

Sal a gosto

Cheiro-verde a gosto

Modo de preparo

Refogue em uma panela a cebola e o alho. Acrescente o restante dos ingredientes: tomate, milho, salsichas e molho, tempere e deixe cozinhar até engrossar um pouco o molho. Finalize com o cheiro verde.

Massa

Ingredientes:

3 ovos,

1 caixa de creme de leite

3/4 de xícara de chá de óleo

2 xícaras de chá de leite

Sal a gosto

3 xícaras de chá de farinha de trigo tradicional sem fermento

1 colher de sopa de fermento para bolo

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, exceto o fermento, e liquidifique até homogeneizar. Finalize acrescentando o fermento e liquidificando rapidamente apenas para incorporar.

Despeje pouco mais da metade da massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo espalhe o recheio de salsicha por toda a superfície da massa. Coloque uma camada de mussarela (200g) e complete com o restante da massa por cima. Espalhe o parmesão ralado e o orégano a gosto. Leve em forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos.

Tampe as panelas (e utilize as frutas até a casca)

Na hora de fazer um Quentão tradicional de festa junina bem simples, o segredo é tampar a panela para diminuir a perda de calor. Desta forma você aproveita mais a chama, cozinhando mais rápido. A receita também é ótima opção para tirar o máximo de proveito dos alimentos, utilizando as sobras de cascas de frutas. Confira.

Quentão

Ingredientes

2 litros de vinho tinto suave

500 ml de cachaça

1 xícara de açúcar

Casca de uma laranja (retirar a parte branca)

Casca de uma tangerina ou bergamota (evitar a poncã)

2 colheres de sopa de melado de cana

5 unidades de canela em pau

10 cravos

30 gr de gengibre

300 ml de água

Coloque na panela o açúcar, a água, as especiarias, as cascas e o melado de cana. Deixe ferver por aproximadamente 10 minutos. Em seguida acrescente os alcoólicos e deixe na panela até ferver. Está pronto!

Você pode gostar...