A variedade do grão mais amado pelos brasileiros: o feijão

A variedade do grão mais amado pelos brasileiros: o feijão
Foto: Camil Alimentos

Carioca, preto, fradinho. A leguminosa mais consumida mundialmente está presente nas refeições diárias dos brasileiros por suas inúmeras possibilidades de preparo e propriedades nutricionais importantes para a saúde. O curioso é que cada região do Brasil consome o feijão de uma maneira diferente: com ou sem caldo, quente ou frio.

Em São Paulo, por exemplo, os paulistanos costumam incluir na alimentação o feijão do tipo carioca, um grão de sabor mais suave, fonte de fibras que contribuem para a saciedade e auxiliam no controle da liberação do açúcar no sangue e no funcionamento intestinal. Na combinação com o arroz, a dupla é rica em proteína vegetal, que auxilia na manutenção e no ganho de músculos.

Já no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul, a preferência fica para o feijão preto. Esse grão, além de delicioso, possui antocianinas, que têm alto poder antioxidante, capaz de retardar o envelhecimento precoce e exercer efeito preventivo contra doenças do coração. O feijão preto é rico em proteínas, ferro e fibras, que contribuem com o controle do colesterol e ajudam a cuidar da saúde.

No Nordeste e em Minas Gerais, o queridinho é o feijão fradinho, também conhecido como feijão-de-corda, feijão-macassar, feijão-caupi, entre outros nomes. O fradinho é um grão arredondado, de cor clara, rico em ferro e que não forma caldo. Por isso, é perfeito em saladas, pratos frios e no famoso acarajé.

“Sabemos da importância do feijão na alimentação diária. Por isso, investimos em opções diversas para incentivar o consumo e auxiliar no preparo do alimento”, conta Juliana Cristina Conti, Gerente de Marketing Camil.

A Camil oferece o melhor da comida de casa e tem no seu portfólio nove variedades de feijões, entre elas da Linha Prontos, que traz versatilidade para a rotina do dia a dia, inclusive nos momentos mais corridos. Com grãos já cozidos, a Linha Prontos traz na caixinha feijão, água e sal: livre de conservantes, glúten e glutamato, e rendem receitas caseiras de dar água na boca.

Você pode gostar...