Além do arroz branco: como harmonizar bacalhau com diferentes tipos de arrozes?

Receita de Arroz selvagem com bacalhau

O peixe clássico entre as famílias brasileiras para celebrar a sexta-feira santa, pode ser incrementado com combinações que valorizam ainda mais o prato. O tradicional arroz branco ainda é o acompanhamento mais usado e prático para quem não quer errar, mas vale a pena conhecer e apostar em tipos diferenciados.

Ana Paula Bruzza, chef de cozinha e parceira Tio João, explica que o bacalhau é um peixe saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas e com colesterol quase zero. Quando é servido com um acompanhamento de valores nutricionais relevantes, agrega valor ao prato em todos os aspectos. A chef destaca também que o peixe possui sabor e aroma marcantes, o que permite apostar em harmonizações neutras, como o arroz branco, para deixar apenas o sabor do bacalhau sobressair, contrastantes ou complementares, que provocarão diferentes sensações no paladar.

Receita de Arroz preto com damasco e pera

Arroz Preto

Para quem gosta de ousar, há opções para compor pratos que provocarão uma explosão de sabores. “O arroz preto, de origem chinesa, possui aroma e sabor acastanhados para aguçar o paladar. Os grãos curtos, arredondados e macios, com coloração preta quando crus, tornam-se roxos após o cozimento, conferindo visual marcante para o prato”, conta Ana Paula. Uma dica para prepara-lo é adicionar pedacinhos de damasco e peras, para obter um contraste entre o doce das frutas e o salgado do peixe.

Arroz Vermelho

O arroz vermelho também é outra opção que garante um prato simples, mas com um toque gourmet, graças ao seu sabor amendoado e cor intensa. Um dica de preparo é adicionar castanhas trituradas e ervas, as mesmas utilizadas no preparado do bacalhau. Por exemplo um blend de tomilho, alecrim e manjericão pode ser utilizado no tempero do bacalhau e também acrescido na finalização do arroz. As castanhas entram então para agregar uma textura crocante ao prato.

Receita de Risoto de aspargo e brie com lascas de bacalhau

Arroz Italiano

Um risoto perfeito, cremoso e rico em sabores também é uma combinação para lá de saborosa para o bacalhau. Com grãos grandes e largos, o arroz tipo carnaroli absorve mais água e sabor dos temperos e libera uma pequena porção de amido durante o cozimento. O resultado é um arroz muito mais cremoso e com textura amanteigada. A dica é prepara-lo com um bom vinho branco, aspargos, queijo brie e bacalhau desfiado, para compor um prato único, que agrada aos mais refinados paladares e gostos.

Receita de Peixe com arroz selvagem

Arroz Selvagem

“Outra alternativa de grande apelo gastronômico é o arroz selvagem, que pode compor um acompanhamento em formato de salada. É um arroz de sabor delicado e textura crocante, que rende uma salada deliciosa e perfeita para acompanhar peixes”, finaliza Ana Paula.

7 Grãos Integrais

Opção para quem quer um prato saboroso e muito nutritivo. O arroz 7 Grãos Integrais Arroz Tio João, composto por arroz integral, lentilha, semente de girassol, arroz vermelho, linhaça, quinoa e gergelim, oferece um mix de vitaminas, minerais e proteínas, que junto ao bacalhau assado, resulta num prato saudável e equilibrado com todos os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Você pode gostar...