Alimentação saudável

Um dos grandes desafios da vida moderna é manter uma alimentação saudável e balanceada. Com o dia a dia cada vez mais corrido, as pessoas buscam equilibrar tarefas e dedicam pouca atenção às refeições. Na pressa, pratos rápidos e práticos são preferidos, como hot-dogs, hambúrgueres, salgados, sem contar os refrigerantes e sucos processados. A nutricionista Nadia Almeida de Souza do São Cristóvão Saúde, explica como é possível ser saudável nos dias de hoje.

O Ministério da Saúde afirma que alimentação saudável é aquela que atende as necessidades biológicas de cada indivíduo, e a nutricionista lembra que para manter este hábito basta realizar uma reeducação alimentar, “Dietas muito restritas, além de causarem carência nutricional não conseguem ser mantidas por muito tempo”. Para Nadia comer bem é uma ótima maneira de evitar diversos problemas de saúde, “Uma alimentação balanceada evita pressão alta, diabetes, colesterol alto, anemia, obesidade e também contribui para o bom funcionamento de todo o organismo”, lembra.

Para a nutricionista o que não pode faltar no cardápio são os carboidratos, proteínas e gorduras boas. “Devemos dar preferência aos carboidratos integrais, eles são uma excelente fonte de energia. As proteínas são essenciais para a manutenção dos tecidos, como nossos músculos e órgãos e podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, leite e seus derivados além de ovo, feijão, lentilhas e ervilha. Neste grupo alimentar devemos sempre optar pelas carnes magras e leite desnatado ou semidesnatado. Já quando falamos de gorduras, são as gorduras boas encontradas no azeite de oliva e castanhas as mais indicadas”, diz Nadia.

“Para entender melhor esses conceitos de alimentação utilizamos alguns guias alimentares como por exemplo, a pirâmide alimentar. Com ela, é possível mostrar ao paciente como a alimentação deve ter variedade, proporção e moderação”, lembra a nutricionista do São Cristóvão Saúde.

Piramide Alimentar

Confira algumas dicas da nutricionista para se alimentar bem:

1 – Sempre mantenha variedade dos alimentos de cada grupo alimentar, assim o corpo terá acesso a todos os nutrientes em cada refeição;

2 – Um prato saudável é um prato colorido;

3 – Mantenha uma alimentação equilibrada em relação à quantidade e a qualidade dos alimentos consumidos;

4 – Seja moderado, não consuma os alimentos exageradamente, respeite as porções recomendadas para cada grupo alimentar.

Você pode gostar...