Bons hábitos alimentares ajudam a combater a obesidade

16/10 Dia Mundial da Alimentação Saudável. Nutricionista do Mundo Verde ressalta que a alimentação saudável é fundamental no combate ao excesso de peso.

O excesso de gordura corporal está relacionado ao aparecimento de inúmeras disfunções metabólicas e funcionais. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é uma doença em que a quantidade de gordura acumulada pode atingir níveis capazes de afetar a saúde. “Dentre as várias doenças associadas à obesidade podemos citar o desenvolvimento de diabetes, disfunções pulmonares, doenças cardiovasculares, problemas hepáticos e reprodutivos”, destaca a coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flavia Morais.

Combater a obesidade é possível por meio de mudanças no estilo de vida, dos hábitos alimentares e da prática regular de atividade física. “Toda alimentação deve ser equilibrada, completa e variada. Porém, com o corre-corre da vida moderna, o cuidado com a alimentação se torna mais um desafio, sobretudo, em meio a tantas facilidades e opções fast food. De qualquer forma, é extremamente importante que as pessoas incluam em suas refeições alimentos saudáveis e sempre busquem orientação com especialistas”, ressalta Flavia.

Confira abaixo alguns alimentos e produtos essenciais para uma alimentação saudável e para auxiliar na perda de peso:

Cereais Integrais (como arroz integral, aveia, linhaça) – apresentam boa quantidade de fibras que, ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de “gel”, que ocupa espaço e promove estímulo de saciedade, reduzindo o apetite. Indivíduos que desejam perder peso devem substituir os cereais refinados pelos integrais. Vale lembrar que os cereais integrais devem aparecer em todas as refeições.

Chia – é fonte de ômega-3, uma gordura do tipo poli-insaturada. As gorduras têm ação no retardo do esvaziamento gástrico, o que contribui para a diminuição do apetite. Rica em fibras que, ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de “gel”, dilatando-o, a Chia promove saciedade, podendo auxiliar na perda de peso. Pode ser adicionada a sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas.

Chás Verde e Branco – apresentam propriedades termogênicas, atuam acelerando o metabolismo e aumentando a “queima” de calorias, o que favorece a perda de peso. Para aqueles que não toleram o sabor amargo destes chás, pode-se preparar um “suchá”, batendo o suco de fruta natural com o chá já preparado. O chá pode ainda ser saboreado com canela em pau, casca de laranja e limão.

Chá de Hibisco – auxilia no emagrecimento, pois estimula a queima de gordura corporal, facilita a digestão, regulariza o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido. No chá temos enzimas e mucilagens (um tipo de fibra), que facilitam a digestão e diminuem a absorção de carboidratos e de gorduras.

Óleo de Coco – fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), um tipo especial de gordura saturada, sem colesterol, que é rapidamente absorvida e transformada em energia no fígado, não se acumulando como gordura. Pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de promover saciedade.

Cúrcuma – também chamada de açafrão, deve fazer parte do cardápio de quem quer emagrecer, já que aumenta a produção de adiponectina – hormônio relacionado à oxidação das gorduras. Além disso, a cúrcuma é importante na modulação da inflamação – fator relacionado ao ganho de peso. Uma dica é adicionar a cúrcuma no final do cozimento do arroz integral ou do molho de tomate.

Gengibre – possui efeito termogênico, por isso é capaz de acelerar o metabolismo, fazendo com que o organismo trabalhe em ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual e levando à perda de peso. Além disso, possui ação anti-inflamatória, outro fator que auxilia no emagrecimento. Pode ser utilizado na forma de chá ou adicionado a sucos ou temperos.

Canela – a obesidade é considerada uma doença inflamatória. Dessa forma, especiarias como a canela podem ser utilizadas como coadjuvantes no emagrecimento, devido a sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Use a canela em forma de chá ou polvilhada em sucos, frutas e molhos.

Quitosana – é obtida das cascas de crustáceos, como caranguejo, camarão e lagosta. Rica em fibras que, ao entrarem em contato com o líquido no interior do estômago, formam uma espécie de gel que o dilata e promove saciedade, reduzindo o apetite. A quitosana é também capaz de reduzir a absorção de gordura, promovendo sua eliminação do organismo. Por isso é considerada coadjuvante no processo de emagrecimento.

Spirulina Havaiana – devido à presença de proteínas em sua composição, seu consumo gera elevação do nível de aminoácidos plasmáticos, que estimulam a liberação de hormônios anorexígenos e, ainda, reduzem a fome, já que atuam no centro da saciedade.

Farinha de Feijão-branco – do feijão-branco se extrai a faseolamina, uma proteína que inibe parcialmente a ação da enzima amilase, responsável pela digestão de carboidratos. Os carboidratos não digeridos são eliminados nas fezes, por isso é considerada coadjuvante no processo de emagrecimento.

Óleo de Abacate – o betassitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. Quando consumido próximo do horário das refeições, o óleo de abacate se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos, bloqueando sua absorção pelo corpo. Esse efeito pode ajudar na perda de peso.

Sobre a rede Mundo Verde

mundo-verdeO Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 300 lojas no Brasil. A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br

Você pode gostar...