Dicas importantes de preparo garantem um bom churrasco

churrasco

Escolha das carnes, qualidade do braseiro e alguns truques fazem toda a diferença e podem impressionar os convidados.

Gente divertida, de alto astral e uma boa música fazem parte do clima e ambiente ideal para um churrasco, uma das mais marcantes tradições dos domingos dos brasileiros. Mas carnes saborosas e bem preparadas são essenciais. Não existem regras específicas para a execução de um churrasco, porém pequenas dicas podem impressionar os seus convidados e deixá-los com água na boca.

O primeiro passo para um bom churrasco é uma boa compra. “Conhecer o modo de preparo dos cortes que irá fazer é fundamental. Nunca deixe de perguntar sobre algo novo que queira fazer e não conhece, pois dicas de corte e preparo impactam diretamente no produto final”, afirma o diretor da CampCarne, Pedro Toledo.

Cada tipo de corte tem uma peculiaridade diferente, mas em linhas gerais, é necessário observar como será feito o “toalete”, isto é, a limpeza do corte, bem apresentado, sem recortes, nem com gordura demais, nem de menos.

O calor é fundamental no preparo do churrasco, mas o fogo pode queimar a carne. A qualidade do braseiro na churrasqueira pode interferir diretamente no gosto da carne. A escolha da churrasqueira e da grelha podem facilitar o procedimento. “O ideal é procurar churrasqueiras que o ambiente do braseiro seja bom em conservar o calor, mas mais do que a churrasqueira, o fundamental é a grelha. Prefira sempre as que mantém o calor. Aquelas comuns do tipo “tela medalha” não retém o calor, e fazem com que o fogo atinja diretamente a carne, prejudicando a qualidade do churrasco. Grelhas de inox ou muito finas também tendem a não reter muito calor”, explica Toledo.

As carnes devem ser retiradas da geladeira uma hora antes de ir para a churrasqueira pois quanto mais em temperatura ambiente ela estiver, melhor. “Vale ressaltar que as carnes que atingiram a temperatura ambiente devem ser preparadas naquele momento. Não se pode voltar a geladeira, ou congelador uma carne que esteja em temperatura ambiente”, enfatiza Toledo. Outra dica importante é salgar a carne no momento em que ela vai para churrasqueira evitando que ela fique salgada demais.

A estrela do churrasco, a picanha, deve ser guardada para o momento principal. Uma boa dica para aquecer a churrasqueira são asinhas de frango ou linguiça mas com moderação para que os convidados não fiquem satisfeitos antes que a carne principal seja servida.

Alguns truques na hora de cortar a carne influenciam diretamente na maciez. “O corte da carne deve seguir a linha das fibras para que ela fique mais suculenta. Utilizar uma pinça ao invés de garfo também evita que ela fique seca”, orienta Toledo.

Toledo comenta que o churrasco não deve ser feito com pressa, deve ter cadência, e tempo certo para que as pessoas possam apreciar os diferentes tipos de carnes e cortes. “Vários fatores influenciam no resultado final, como por exemplo, temperatura da churrasqueira, tipo de grelha, temperatura da carne que vai para a grelha, quantidade de ou tipo de sal, entre outros. O treino e a prática, além da paixão, levam cada vez mais o churrasqueiro a aprimorar seu churrasco”, finaliza.

Você pode gostar...