Diretor da Ticket dá dicas para uma alimentação saudável sem gastar muito dinheiro

Diretor da Ticket dá dicas para uma alimentação saudável sem gastar muito dinheiro
Foto: Pixabay

Planejar as compras e optar por vegetais da época são algumas das recomendações

Manter uma alimentação saudável costuma ser sinônimo de gastos elevados em compras nos supermercados. Mas, segundo Jean Castro, Diretor de Rede de Estabelecimentos da Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, é possível optar pelo consumo de alimentos benéficos à saúde sem ultrapassar os limites do orçamento. Segundo o executivo, alguns detalhes no momento da compra e do preparo da comida fazem diferença na parte financeira e tudo começa com um bom planejamento. “O consumidor precisa ter em mente o tipo de refeição que ele quer preparar para se alimentar em casa e as quantidades exatas, para evitar o desperdício, por exemplo”, comenta.

Confira algumas dicas de Jean para garantir escolhas saudáveis sem gastar muito dinheiro.

Planeje as refeições

O planejamento prévio das refeições é fundamental para reduzir os gastos com comida. Faça um plano dos pratos da semana e, em função dela, a lista de compras dos ingredientes necessários. Avalie o que já tem em casa e compre apenas o que será utilizado. Manter-se fiel à lista de compras também vai ajudá-lo a não comprar produtos dispensáveis. Não compre mais produtos perecíveis do que aqueles que pretende utilizar.

Não vá às compras com fome

Se estiver com fome ao ir no supermercado, provavelmente você comprará itens por impulso e é possível que isso o leve para as opções menos saudáveis, como bolos, doces, bolachas ou outras comidas processadas. Você não só vai gastar mais dinheiro como vai gastá-lo em alimentos pouco nutritivos.

Ao preparar as refeições em casa, administre o desperdício

Ao preparar a própria comida, você tem mais controle sobre os ingredientes que utiliza e sobre as quantidades que ingere. Dessa forma, consegue garantir o equilíbrio das refeições para você e sua família. Quando houver sobras, tente reaproveitá-las em outras refeições. Isso irá permitir-lhe rentabilizar ainda mais o valor que gastou.

Foque-se em escolhas mais saudáveis

Optar por alimentos saudáveis é válido quando se vai às compras e, também, no consumo de refeições fora do lar. Evite alimentos menos nutritivos, como bolachas, batatas fritas, salgados, refeições pré-confeccionadas (pizzas, lasanhas, hambúrgueres) ou outros alimentos processados, ricos em sal, açúcar ou gorduras saturadas. Estes produtos são compostos por ingredientes pouco saudáveis que devem ser evitados.

Privilegie frutas, legumes, leguminosas, frutos secos e sementes, alimentos integrais, sem açúcares adicionados e ricos em proteína. Em relação às bebidas, opte pela água em detrimento dos refrigerantes.

Experimente outras fontes de proteína

Alimentos ricos em proteína são uma importante fonte de energia para o corpo e o cérebro. Muitas vezes associamos a proteína apenas à carne e ao peixe, mas existem outros alimentos ricos no nutriente com um custo mais baixo. Algumas proteínas de origem vegetal, como a soja, tofu e lentilhas, são igualmente nutritivas, fáceis de preparar e, muitas vezes, mais acessíveis financeiramente.

Compre produtos sazonais

Comprar produtos da época não é apenas mais barato, mas também significa consumir alimentos mais frescos, saborosos e nutritivos. Isso é muito mais positivo para o regime alimentar do que consumir alimentos fora de época, que geralmente não são produzidos por produtores locais e, por isso, percorrem distâncias maiores até chegarem nos supermercados.

Se tiver oportunidade, faça a sua própria produção em pequenas hortas. Mesmo em um espaço limitado, como uma varanda, é possível ter alguns vasos para o plantio de frutas ou legumes, como tomate, cebola, alho, ervas aromáticas, morangos e outros. Comprar sementes para plantar é bastante acessível e a médio e longo prazos a iniciativa resultará em economia, além de assegurar a qualidade daquilo que está sendo consumido.

“Ter uma alimentação saudável e equilibrada é um elemento-chave para promover a saúde e bem-estar. E as opções mais saudáveis não são necessariamente mais caras. Ao considerar estas dicas, é possível conseguir ter um regime alimentar mais rico e nutritivo dentro do orçamento”, finaliza o Diretor de Rede

Você pode gostar...