Dúvidas sobre higienização e armazenamento de vegetais? Confira o guia para o dia a dia

Dúvidas sobre higienização e armazenamento de vegetais? Confira o guia para o dia a dia
Foto: Foodtech Diferente

Foodtech Diferente preparou uma lista para mostrar as pessoas que estes hábitos também estão diretamente ligados a nossa saúde.

Para que os alimentos se mantenham fresquinhos por mais tempo, contribuindo para a diminuição do desperdício, é muito importante que você se atente à higienização e armazenamento corretos. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vinculados ao Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC) afirmam que erros na higienização de alimentos como frutas, legumes e verduras podem causar doenças e contaminações originadas nas cozinhas de nossas casas.

A pesquisa mostra que aproximadamente 37% das doenças transmitidas por alimentos ocorrem dentro dos lares e um dos motivos para isso é o armazenamento incorreto dos alimentos. Ou seja, a atenção na higiene e armazenamento é fundamental para a segurança alimentar, evita a perda de alimentos e garante que os benefícios que os orgânicos trazem à nossa saúde sejam bem absorvidos pelo nosso organismo. Pensando nisso, Saulo Marti, CEO da Diferente e especialista em varejo alimentar, traz uma série de dicas para melhorar essa questão. Confira:

Higienizando do jeito certo

Todos os vegetais devem ser higienizados antes de serem utilizados, observando as particularidades de cada um deles. A maioria das frutas, verduras e legumes podem ser lavados assim que chegam na sua casa, mas no caso dos mais sensíveis, como morangos, jabuticabas e pêssegos, a recomendação é limpar só na hora de consumir.

O uso de substâncias como vinagre ou detergente não é indicado por especialistas, por não serem totalmente capazes de limpar propriamente os alimentos. Ainda assim, a forma sugerida é bastante simples.

Remova raízes e partes muito deterioradas.

Lave as frutas e legumes de forma unitária e as hortaliças folha por folha em água corrente, retirando potenciais sujeirinhas.

Caso ache necessário, pode utilizar uma escovinha ou esponja para auxiliar.

Deixe-as de molho por 15 minutos em solução clorada.

Para fazer uma solução clorada caseira a receita é fácil: dilua uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (cerca de 10 ml) em 1 litro de água potável. Enxague-as bem, em água corrente abundante. Deixe-as secar ou seque com auxílio de papel toalha.

Armazenamento dos vegetais

Quanto ao armazenamento, é válido explicar que os alimentos têm características próprias de perecibilidade e, por isso, modos diferentes de serem guardados para que durem mais.

Nem todas as frutas, legumes ou verduras devem ficar na geladeira. Para muitos deles, o ambiente gelado pode acelerar a deterioração e diminuir o tempo de aproveitamento. Além disso, vários vegetais como a banana, abacate, maçã, tomate, mamão e manga são emissores de etileno, um gás natural que incentiva o amadurecimento. Por isso, faz toda a diferença deixar os vegetais que são grandes emissores de etileno longe daqueles que o emitem em pouca quantidade, e por isso são sensíveis a este gás, como batatas, pepino, brócolis, folhosas e hortaliças no geral.

Para facilitar, listamos alguns dos principais legumes, verduras e frutas agrupados conforme sua durabilidade:

Cebola, batata, abóbora e alho são vegetais de alta durabilidade: mantenha-os em local limpo, fresco e arejado. Para que fiquem protegidas da luz e durem ainda mais, deixe as batatas dentro de um saco de papel, em local fresco.

Couve, couve-flor, repolho, brócolis, berinjela, pepino, quiabo, pimentão, cenoura, tomate, beterraba, batata doce e mandioca são vegetais de média durabilidade: depois de higienizados, guarde-os em recipientes próprios, dentro da gaveta da geladeira. Vale ressaltar que o tomate é uma das frutas que seguem amadurecendo pós colheita, por isso, se quiser que se mantenham verdes por mais tempo, deixe-os na geladeira. Caso contrário, é só deixá-los na fruteira que irão amadurecer mais rápido.

Alface, rúcula, agrião, milho verde e batata salsa (mandioquinha), são vegetais de baixa durabilidade: depois de higienizados, devem ser mantidos na geladeira até o consumo. Portanto, guarde-as dentro de embalagens plásticas bem vedadas para evitar que murchem.

Aprenda a preservar os vegetais higienizados por mais tempo

Você sabia que existem técnicas culinárias super simples que podem prolongar o prazo de consumo dos alimentos orgânicos? Ao adotá-las, estamos contribuindo para a redução do desperdício em nossa cozinha e com a sustentabilidade de nossa alimentação. Destacamos abaixo duas das principais:

Branqueamento

Essa técnica consiste numa cocção rápida seguida de um choque térmico, que faz com que os alimentos tenham características de cor, sabor e nutrientes preservados e permite que sejam guardados na geladeira ou no freezer até o consumo:

Higienize os alimentos, coloque uma panela cheia de água para ferver e, ao lado, prepare uma bacia com água e gelo.

Assim que a água ferver, despeje os vegetais, observando o tempo indicado para cada um:

Beterraba, nabo, cenoura, couve flor, brócolis, abóbora, batatas, quiabo, inhame e milho: cerca de 3 minutos.

Espinafre, couve, ervilha, vagem, abobrinha: até 1 minuto.

Passado o tempo de cocção indicado, tire os alimentos da panela e imediatamente coloque-os na água com gelo até que esfriem totalmente.

Depois de branqueados, os alimentos devem ser armazenados em saquinhos herméticos ou recipientes bem vedados, de plástico ou vidro e duram: Na geladeira: de 5 a 7 dias. No congelador: de 6 a 12 meses.

Congelamento

Além dos vegetais branqueados, outros alimentos também podem ser congelados mantendo suas propriedades nutricionais. A exceção são as hortaliças consumidas cruas, pois não resistem às temperaturas baixas e acabam queimando:

Temperos e ervas como hortelã, manjericão, salsinha e cebolinha podem ser picados e guardados em potes apropriados, prontos para o uso.

Congele frutas descascadas e picadinhas, já em porções na medida certa para fazer um suco ou vitamina.

Etiquete tudo que vai ao freezer, indicando a data de validade. De modo geral, se bem armazenados, estes alimentos podem durar até um ano, segundo a Embrapa.

Depois de descongelados, os vegetais devem ser consumidos em até 2 dias.

Você pode gostar...