Entenda os mitos e verdades sobre o chocolate

Entenda os mitos e verdades sobre o chocolate
Foto: Shutterstock

Nutricionistas do CEJAM respondem às dúvidas mais frequentes entre os amantes do doce, que é o símbolo da Páscoa

Pensar na Páscoa é pensar em chocolate. Isso porque o alimento se tornou o símbolo de um dos feriados mais esperados do ano. De acordo com a história, acredita-se que este derivado do cacau tenha surgido na região da América Central e México, há mais de 4 mil anos, mas é inegável que permanece presente em diferentes partes do mundo até os dias atuais.

Se antes ele era um alimento oferecido aos deuses pelos povos da Mesoamérica, hoje, é uma forma de presentear entes queridos e se auto presentear. Com um sabor único, o chocolate pode proporcionar bem-estar, auxiliar na memória e, simplesmente, alegrar um dia.

Mas, mesmo com todo o seu poder e popularidade, o consumo do doce ainda gera dúvidas entre muitas pessoas. Pensando nisso, Dayse de Oliveira Moreira, supervisora de nutrição do Hospital Geral de Itapevi, e Danielle Pinheiro da Silva, coordenadora de nutrição do Hospital Estadual de Francisco Morato, desvendam alguns mitos e verdades mais frequentes entre os amantes do chocolate. Ambos os hospitais são gerenciados pelo CEJAM – Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim”, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O consumo de chocolate realmente pode melhorar o humor de uma pessoa?

Verdade. O consumo de chocolate pode promover efeitos positivos no humor, sendo mais notáveis com a administração de produtos com pelo menos 85% de cacau. Isso ocorre porque o chocolate com alto teor de cacau proporciona um efeito prebiótico, auxiliando na reestruturação da microbiota intestinal. Isso, por sua vez, pode melhorar o eixo intestino-cérebro e refletir na melhora do humor. Além disso, o cacau é responsável pela produção de serotonina, um neurotransmissor que reduz a ansiedade e causa bem-estar e relaxamento.

Consumir chocolate causa acne?

Mito. Não é o chocolate que causa acne, mas o seu consumo em grande quantidade. Isso porque o alimento conta com alto índice glicêmico (quantidade elevada de açúcar) e é rico em gordura, o que estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Assim, a oleosidade da pele aumenta, intensificando a predisposição das pessoas com pele acneica.

Chocolate meio amargo é bom para a saúde?

Verdade. O chocolate meio amargo é preparado com maior proporção de pasta de manteiga de cacau e com pouca quantidade de açúcar. Sua composição conta ainda com a presença de substâncias bioativas e capacidade antioxidante, que reduz a incidência de patologias crônico-degenerativas, principalmente as doenças cardiovasculares, por conta da presença de flavonoides. O recomendado é ingerir uma porção de 30g diária, o que corresponde a uma barra pequena de chocolate com no mínimo 70% de cacau. É importante ressaltar que, quanto maior o teor de cacau, maiores são os benefícios para o organismo.

Consumir chocolate realmente ameniza os efeitos da TPM?

Verdade. O interesse pelo chocolate neste período se dá devido à redução de serotonina no organismo. Com o consumo de alimentos ricos em carboidratos, aumenta-se a síntese de triptofano, que é responsável pela produção de serotonina, e esta, por sua vez, melhora alguns sintomas comuns da TPM, como irritabilidade, depressão e ansiedade. Não só isso, o chocolate amargo, por exemplo, é composto por magnésio, um nutriente que também consegue ajudar no alívio de sintomas como inchaço e fadiga.

Chocolate é afrodisíaco?

Mito. Na verdade, o responsável por essa associação é o triptofano, nutriente presente no cacau e que estimula o organismo a produzir endorfina e serotonina, neurotransmissores que reduzem a ansiedade e causam bem-estar e relaxamento.

É possível ficar viciado em chocolate?

Mito. O consumo de chocolate, ao contrário do que pensam, não causa dependência. Na verdade, o desejo incontrolável por chocolate se deve à produção de serotonina, substância que promove sensação de prazer.

Pessoas com diabetes não podem comer chocolate?

Mito. As pessoas com diabetes podem comer as versões sem adição de açúcar e, de preferência, com teor de cacau elevado (acima de 70%), mas, claro, de forma moderada.

Chocolate é tóxico para pets?

Verdade. O chocolate possui uma substância chamada teobromina, que é naturalmente encontrada no cacau. Ela é metabolizada sem problemas pelo organismo humano, mas não pelos cães e gatos, o que torna essa substância tóxica para nossos bichinhos.

A partir de 1 ano de idade, crianças já podem consumir chocolate?

Mito. Na verdade, crianças de até 2 anos não devem comer chocolate, pois ainda não desenvolveram completamente a habilidade de digeri-lo, devido à grande quantidade de gordura e açúcar desse alimento. Isso pode causar algum tipo de alergia.

Chocolate branco não é chocolate?

Verdade. O famoso chocolate branco é constituído com no mínimo 20% de manteiga de cacau, açúcares, natas ou sólidos lácteos, além de ter maior quantidade de gordura e não possuir nenhuma quantidade de antioxidante.

Chocolate faz bem ao coração?

Verdade. Quanto maior o teor de cacau na composição do chocolate, maior o teor de antioxidantes, como os flavonoides, substância cardioprotetora. Essa substância funciona como um filtro sanguíneo, que ajuda na redução da formação de placas de gordura e transforma o LDL (colesterol ruim) em uma substância para o bom funcionamento do coração, inibindo a aterosclerose, que é o acúmulo de gordura nas artérias, causadora de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Você pode gostar...