NESSE INVERNO, VÁ DE SAKE!

NESSE INVERNO, VÁ DE SAKE!
Foto: Pixabay

Confira 6 motivos do porquê abrir espaço para o sake como alternativa de bebida para aquecer durante o inverno e sugestões de harmonizações da bebida fermentada com os pratos típicos da estação

Embora o vinho tenha se tornado um clássico da estação, para quem busca inovar com uma bebida que harmonize com pratos típicos do inverno, uma ótima pedida é o sake.

Confira 6 motivos para eleger o sake como um hit do inverno!

· É versátil

No inverno, a versatilidade do sake chama a atenção pela possibilidade de preparações quentes, compondo drinks que aquecem o corpo e alma.

· Bebida leve

Por ser uma bebida fermentada leve, com teor alcoolico equilibrado, o sake não empapuça, tornando o drink um ótimo acompanhamento da refeição.

· Teor alcoólico na medida certa

Dê adeus às bebidas alcoólicas que ‘sobem’ rápido, como gin, vodka ou cachaça, que têm teor alcoólico variando de 35% a 50%. Ao substituir uma dose de destilado por outra de sake, terá um drink na medida certa de teor alcoólico, cerca de 15%.

· Custo X benefício

Comparado com outros importados ou destilados, o sake tem um excelente custo, você encontra produtos de qualidade numa média de R$38 a garrafa*

· Produto nacional

Para o sake, ao contrário de outras bebidas, quanto mais jovem o produto, melhor para ser consumido. Vale apostar então nas marcas nacionais que levam à risca o processo tradicional de produção japonês, como é o caso de Azuma Kirin e conseguem preservar sabor e aroma até o momento do consumo.

· Fácil de encontrar

Há tempos o sake caiu no gosto do brasileiro, por isso é uma bebida fácil de encontrar nas prateleiras dos supermercados.

Agora, aprenda a harmonizar o sake com os pratos típicos da temporada para transformar o seu inverno!

Comum: É um sake menos complexo e que passa a sensação mais alcoólica. É incolor, tem sabor neutro e final seco. É ideal para misturas com frutas cítricas e pode ser até usado como substituto do vinho no preparo de algumas refeições. Ele combina com pratos de frutos do mar e sushis.

Soft: Indicado para quem busca um sabor discreto e agradável. Tem aroma suave, é frutado, leve e delicado no paladar.

Dourado: O Dourado é um sake de excelente acidez, aroma fresco e frutado, com sabor suave. É perfeito para consumo puro e se harmoniza bem com pratos de frutos do mar, peixes assados ou lámen. Ou, uma excelente opção para quem quer um sake para combinar com aquele fondue de queijo.

Nama: É uma bebida delicada, frutada e de final cítrico. É um sake que passa por menor processo de pasteurização, o tornando um sake mais sutil e volátil, ideal para quem não abre mão de um sake gelado.

Junmai: o Junmai é o sake sem adição de álcool, toda percepção alcoólica é proveniente de sua fermentação, é mais encorpado e com final de sabor intenso. Para o inverno é ideal, pois combinado com sopas, ensopados ou mesmo frituras fica uma delícia.

Guinjo: Sake Premium, muito aromático, frutado e adocicado, com sabor leve e notas de maçã, combinando muito bem com sushis e sashimis, lámen e caldos de sabor mais suave.

Você pode gostar...