O arroz e feijão do dia a dia podem ganhar versões além do que você imagina

O arroz e feijão do dia a dia podem ganhar versões além do que você imagina
Foto: Arroz Camil

A dupla mais famosa do prato brasileiro tem inúmeras possibilidades de combinações e variedades, além de serem nutritivos; confira dicas dos especialistas da Camil

O arroz branco do tipo agulhinha e os feijões carioca e preto são as combinações mais conhecidas das refeições dos brasileiros. Muitos já consomem também o arroz integral, visando incluir ainda mais nutrientes no dia a dia. Mas você já parou para pensar nas inúmeras variações que podem ser incluídas na rotina e dar novas leituras para o cardápio diário?

Existem diversos tipos de arroz, desde o integral até variedades que não são tão conhecidas no nosso dia a dia como os arrozes preto, vermelho, basmati. E o feijão também conta com diversos tipos como o Branco, Jalo, Rosinha entre outros, que são deliciosos para variar a tradicional dupla do prato brasileiro.

Os especialistas da Cozinha Experimental Camil trazem dicas preciosas para incluir mais variedade desses grãos no cardápio semanal, confira abaixo:

Use e abuse de todas as opções de arroz e feijão

Você sabia que além do arroz branco e do feijão preto ou carioca, é possível fazer diversas combinações com outros tipos destes mesmos grãos? O arroz integral e o feijão branco já são bem familiares a muitas pessoas, mas é possível diversificar ainda mais. Para o arroz, temos o nutritivo arroz parboilizado; o arroz vermelho que tem um leve sabor de castanhas e ainda é integral; o arroz preto, que com sua cor marcante e sabor suave fica delicioso com frutos do mar; entre muitos outros. Para ter uma experiência gastronômica e preparar os deliciosos risotos italianos de restaurantes para sua casa, é possível utilizar o Arroz Carnarolio que tem grãos delicados e largos, perfeito para risotos super cremosos. Já o arroz típico da culinária indiana, o basmati, por ter um aroma agradável, um sabor levemente doce, combina perfeitamente com preparações condimentadas como os pratos à base de curry tradicionais na alimentação indiana.

Para não aproveitar apenas as melhores opções do arroz, o feijão também oferece variações incríveis para serem harmonizados em diversos pratos, dentre eles estão: o feijão fradinho, muito conhecido também como feijão-de-corda; feijão-maçácar e feijão-caupi, que não forma caldo e é utilizado em diversos pratos brasileiros sendo a base do tradicional acarajé e também muito usado em saladas; o feijão jalo, que com um formato mais alongado e cor amarelada forma um caldo encorpado e avermelhado com um sabor marcante; e o feijão rajado, opção muito semelhante ao carioca, porém com grãos mais graúdos e com cor levemente rosada.

Um bom tempero faz toda diferença

Para você que quer mudar um pouco seu arroz e feijão do dia a dia, saiba que com pequenas mudanças no tempero é possível inovar nos pratos, e assim sair de forma fácil da rotina. Uma boa opção para isso é preparar cada grão com condimentos diferentes, como por exemplo, temperar o arroz com cebola e o feijão com alho. Mas é possível ir além: podemos incluir o uso de ervas como tomilho e louro no arroz, elas irão adicionar um aroma delicioso sem tirar a característica do arroz de ser neutro no prato e poder combinar com todo tipo de carnes e legumes/verduras. Outro exemplo é colocar no arroz orégano e tomate picado, ingredientes que sempre temos em casa e que já vão reinventar o seu arroz branco.

Para variar o feijão, é possível adicionar bacon picado no tempero ou colocar linguiça paio para dar um sabor que lembrará a deliciosa feijoada, no caso do feijão preto, e nos outros feijões trará um sabor defumado que fica delicioso. No feijão também pode ser usado o cominho, que muitas pessoas gostam de adicionar por seu aroma e sabor marcante, que tal experimentar para ver o que acha deste toque especial?

Praticidade também conta muito

Para ajudar nas preparações do dia a dia e manter a alimentação que gostamos, praticidade é a palavra para aqueles que não querem perder tempo na cozinha. Uma dica tradicional, mas extremamente relevante é sobre a importância do molho e remolho do feijão, pois além de auxiliar na agilidade do cozimento, ainda vai ajudar a absorção de nutrientes pelo organismo posteriormente.

No preparo dos arrozes integrais (preto, vermelho, cateto, 7 grãos e integral), uma dica é cozinhá-lo na panela de pressão pois otimiza bastante o tempo de preparo.

Caso não dê tempo, não tem problema! A Camil possui uma linha de grãos prontos completa com feijão carioca, preto, branco e fradinho para consumo imediato. E também a linha Minuto Caseiro Camil, com três versões de arroz (branco, integral e 7 grãos) que ficam prontos em até 1 minuto.

Você pode gostar...