Uso do vinagre de maçã orgânico para a saúde é indicado pela ciência

Uso do vinagre de maçã orgânico para a saúde é indicado pela ciência
Foto: Almaromi Viccino

Estudos destacam propriedades anti-inflamatórias, auxiliares do sistema imunológico, na redução do colesterol e na perda de peso, entre outros benefícios

Com sabor diferencial em entradas, saladas, pratos salgados e também sobremesas, o vinagre de maçã é um ingrediente que se põe não apenas na mesa. Estudo realizado pela Middlesex University, no Reino Unido, indica propriedades anti-inflamatórias e auxiliares do sistema imunológico do produto. Metanálise de nove trabalhos científicos conclui que ingerir uma pequena quantidade de vinagre de maçã por dia contribui para a redução do colesterol. Outros dois estudos atestam que o tempero especial das saladas também ajuda a emagrecer.

Amplamente utilizado na culinária, o vinagre de maçã é cada vez mais consumido como um auxiliar da boa saúde. Depois de usá-lo como recurso caseiro para curar uma intoxicação alimentar, a imunologista Darshna Yagnik levou o vinagre de maçã para estudo em laboratório. As pesquisas realizadas na Middlesex University comprovam que o produto contém de 5% a 6% de ácido acético, além de ácido gálico, ácido cafeico, ácido ferúlico e catequina. Este e outros compostos, indica a cientista, são auxiliares do sistema imunológico e agem como anti-inflamatórios no organismo.

A metanálise de nove estudos científicos comprova que a ingestão de pequenas quantidades diárias de vinagre de maçã tem efeito na redução do colesterol. Mais dois estudos demonstram uma perda de peso de um a dois quilos entre consumidores regulares do produto.

Rodrigo Margoni, especialista em vinagres, destaca entre as substâncias presentes no vinagre de maçã a pectina. “Esta fibra solúvel está associada à diminuição da fome”, afirma. Consumidor regular do alimento fermentado, Margoni costuma ingerir 10ml (uma tampinha) diluídos em um copo de água pelo menos três vezes ao dia. “A sensação de saciedade é incrível, justamente pela presença da pectina”, diz.

Como sócio-proprietário da Almaromi Viccino, empresa pioneira na produção natural de vinagre de maçã no Brasil, Margoni ressalta a versatilidade do ingrediente em utilizações culinárias. “O Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico que produzimos é 100% natural e não passa por processos de microfiltragem ou pasteurização”, explica. “É um ingrediente que faz diferença no sabor dos pratos.”

Além do Vinagre de Maçã Almaromi Orgânico, a Almaromi Viccino desenvolveu outros produtos de uso diferenciado na gastronomia. O vinagre de coco e o de arroz orgânico se destacam no catálogo.

Recentemente, a empresa colocou no mercado o Vinagre de Mel Orgânico Almaromi. Sem passar por microfiltragem ou pasteurização, o vinagre certificado é produzido a partir da fermentação do mel. O processo de fermentação dura vários meses. “Após esse período, as propriedades do mel são conservadas”, atesta Margoni, que descreve o sabor do produto como aromático e intenso. “Em saladas, vinagretes, molhos de sushi, este vinagre não é apenas um ingrediente, mas uma experiência para o paladar”, finaliza o especialista.

Você pode gostar...