Prepare suas receitas no micro-ondas

micro-ondas geralmente é utilizado para aquecer os alimentos ou pratos prontos. Mas, também é possível utilizar o eletrodoméstico para outras finalidades que podem facilitar o seu dia a dia. Dionlini Chupel, Coordenadora Qualidade da Plasvale, respondeu algumas perguntas e passou algumas dicas para você preparar receitas deliciosas no micro-ondas, e o principal, com segurança. Legumes, arroz, omelete, pudim, macarrão e até mesmo o ovo estão na lista.

Qual é a melhor forma de cozinhar um alimento no micro-ondas?

Prefira utilizar alimentos em pedaços pequenos para que eles fiquem bem cozidos por dentro e sem ressecar por fora. Nunca cozinhe sem líquido. Evite empilhar os alimentos, deixe-os espalhados uniformemente dentro do recipiente. Evite grandes quantidades de gorduras, óleo e/ou açúcar, não tente caramelizar. Não acione a tecla dourar/gratinar do micro-ondas, essa tecla não cozinha o alimento, tem a tarefa de deixar a superfície dos alimentos mais corada e crocante. E vale salientar que o item de plástico suporta -10º C até 110°C.

 Quais receitas podem ser feitas no micro-ondas? 

São muitas opções, legumes, arroz, omelete, pudim, macarrão e até mesmo o ovo sem casca. Apenas é necessário fazer furos para o uso correto. Mas é importante ressaltar que existem recipientes e modelos para cada opção de cozimento e feitos para essa finalidade. A escolha certa facilita o processo, evita problemas e demanda menos tempo e esforço.

Como escolher o recipiente correto e seguro para esse processo?

Pesquise sempre. Atualmente existem diversas opções, tanto em plástico quanto em vidro. Os produtos da linha de Micro-ondas da Plasvale, por exemplo, são fabricados com material plástico Polipropileno, livres de BPA e produzido com materiais atóxicos. São seguros e feitos para isso! Temos quatro tamanhos de panelas, omeleteira, panela oval com vaporização, forma para pudim e até mesmo uma jarra para aquecimento de algum líquido.

Qual alimento devo ter cuidado na hora de preparar?

Tenho dois exemplos importantes aqui: a pipoca chega ao limite de temperatura de 180 graus para estourar, não importando o tamanho e a forma do grão. Por isso, cuidado e atenção. Os potes de plástico geralmente resistem a temperaturas de até 110°C, acima dessa temperatura, um micro-ondas ocasiona a deformação do recipiente. A Plasvale não aconselha estourar pipocas em recipientes de plástico em polipropileno. O ideal são potes de vidro e/ou utensílios apropriados para fazer pipoca. O segundo exemplo é o ovo, ele pode ser feito no micro-ondas, mas nunca inteiro com casca. O ovo inteiro sofre uma pressão pelo calor e explode dentro do micro-ondas. O ideal é quebrar a casca e colocar somente a gema com a clara para cozimento e fazer um furo na membrana protetora da gema. Alimentos com casca mais grossa, como batatas e berinjelas correm perigo de explodir quando aquecidos no micro-ondas. Isso acontece porque a casca funciona como uma panela de pressão, o ideal é fazer uns pequenos furos para saída de vapores.

Quais cuidados se deve ter em relação às altas temperaturas?

Evite a potência máxima. É melhor colocar na potência média para não secar a água rapidamente, deixando o alimento ainda cru e com risco de deformar o recipiente plástico. Nunca encha o recipiente plástico no micro-ondas mais do que a metade de sua capacidade, porque os alimentos produzem espumas ou inflam, um exemplo disso é o arroz e os legumes.

Você pode gostar...