Sommelier Clara Mei ensina como harmonizar Cavas com o frescor e a leveza do verão

Sommelier Clara Mei ensina como harmonizar Cavas com o frescor e a leveza do verão
Foto: Grupo Henkell Freixenet

Tradicionais Cavas Freixenet são uma das melhores opções para brindar durante a estação mais quente do ano

O verão tem o clima perfeito para apreciar tardes de sol e noites quentes com aperitivos e bebidas refrescantes. Buscando elevar a experiência durante essa época do ano, a Henkell Freixenet, líder mundial na produção de vinhos espumantes, convidou a sommelier parceira da marca, Clara Mei, para dar dicas de como harmonizá-los com diferentes tipos de pratos para aproveitar a estação.

Para falar sobre os Cavas, é importante saber que, diferente do espumante, ele é produzido seguindo o mesmo método dos champanhes e tem sua própria denominação de origem, popularmente conhecida pela sua excelente qualidade. “É comum não pensar nas diferentes opções de paladares que o Cava pode oferecer, já que a produção deles não está tão restrita a uma única região e, como há uma seleção de uvas mais abrangente, isso nos abre um leque maior de notas aromáticas e gustativas do que outros espumantes com denominação de origem”, explica Clara. “Eles são refrescantes e proporcionam combinações surpreendentes quando em conjunto com algumas receitas clássicas de verão. Além disso, são perfeitos para a época porque trazem o frescor em um brinde elegante”, completa.

Confira as melhores opções para harmonizar com pratos que combinam perfeitamente com a estação mais quente do ano:

Comida japonesa e frutos do mar

Os espumantes Brut são conhecidos por serem ótimos acompanhantes de comida japonesa, peixes e frutos do mar. Entretanto, pratos como o ceviche podem gerar algumas discordâncias quando se fala em harmonização. Por ter em sua base o famoso “Leche de Tigre”, normalmente bem temperado com coentro, pimentas e limão, essa harmonização precisa de um parceiro à altura. “Com boa acidez, corpo estruturado e persistência gustativa, o Freixenet Cordón Negro Brut se mostra com todos os adjetivos necessários para essa combinação de sabores intensos e final cítrico”, sugere Clara.

Saladas

Para os amantes de saladas, desde uma simples caprese, passando por receitas mais rebuscadas, com frutas e queijos de cabra, até as mais imponentes com macarrão ou diferentes proteínas, outro rótulo se faz necessário. De acordo com a sommelier, o Cava Freixenet Rosé é a melhor opção nesse caso. Com frescor e corpo estruturado, delicado, mas ao mesmo tempo persistente, com notas minerais e de frutas vermelhas cítricas, é a melhor escolha para tantas combinações de sabores.

Sobremesas

Sobremesas continuam sendo a paixão nacional, independente da época. Seja com um sorbet de frutas, panna cotta ou até um creme brulée, o Freixenet Carta Nevada Demi-Sec é perfeito para a harmonização de doces para o verão. “Com notas de frutas amarelas tropicais, boa mineralidade e aromas florais, esse Cava deixa o fim da refeição muito mais leve e refrescante”, finaliza Clara Mei.

Você pode gostar...