Sucos refrescantes e hidratantes

Receita de Suco antioxidante especial

Os sucos são uma ótima opção para acompanhar lanches ao longo do dia. Além de refrescar nos dias quentes, eles hidratam, dão energia ou acalmam, são nutritivos, ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, e ainda contribuem para a saúde do organismo.

E sabe qual o melhor de tudo? As inúmeras possibilidades de receitas! A nutricionista da Ajinomoto Brasil, Priscila Andrade, nos ensina a combinar frutas, incluir hortaliças, ervas e até cereais para criar sucos saborosos e nutritivos.

Receita de Suco nutritivo especial

FRUTAS CÍTRICAS
Tangerina, laranja, limão tahiti e siciliano, lima da pérsia e as demais frutas cítricas possuem propriedades que beneficiam o sistema imunológico, combatem o envelhecimento das células e o colesterol ruim, e auxiliam na formação de colágeno.

FRUTAS VERMELHAS
Framboesa, amora, morango, goji berry e blueberry são ricas em antioxidantes e fibras, retardando o envelhecimento e ajudando no funcionamento do intestino. Além disso, também são responsáveis por controlar o colesterol ruim e auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.

FRUTAS AMARELAS
No pêssego, abacaxi, manga, pera, banana e em outras frutas amarelas, encontramos altas concentrações de vitaminas A, B, e C, cálcio, ferro e antioxidantes. Por isso, a ingestão regular dessas frutas retarda o processo de envelhecimento da pele e ainda colabora para manter os cabelos mais saudáveis.

FRUTAS VERDES
As frutas verdes, como uva verde, kiwi e maçã verde, são ricas em vitaminas C e E, contribuem para a redução do risco de câncer, assim como de doenças artériocoronarianas, para o controle do sistema imunológico e têm efeitos anti-inflamatórios.

CUIDADO COM AS MISTURAS
Não exagere na hora de colocar folhas muito amargas no suco. Rúcula e agrião, por exemplo, combinam melhor com frutas mais ácidas ou mais doces, balanceando os gostos.

Dica de ouro: Se utilizar a centrífuga para preparar seu suco, aproveite o bagaço que sobra para outras receitas, como no preparo de uma massa de um bolo cheio de fibras. Mas se não tiver tempo para bater sucos durante o dia, congele o líquido como se fossem cubos de gelo.

Você pode gostar...