4 dicas para deixar seu arroz soltinho

Infográfico_arroz

Item básico na alimentação dos brasileiros, o arroz é consumido mundialmente e possui diversas variedades. No Brasil o tipo mais comum é o branco, obtido a partir da retirada da casca do grão integral. O amido é o principal componente do arroz, sendo ótima fonte de energia e com teor de gorduras menor que 1%.

Apesar da forte presença nos lares brasileiros, muita gente ainda tem dúvida quanto a preparo correto do alimento. Para garantir um arroz soltinho, a chef da Cozinha Experimental Camil, Ivy Oliveira, separou algumas dicas importantes.

1. REFOGUE BEM O ARROZ: aqueça o óleo e frite bem a cebola, o alho e acrescente o arroz. É importante caprichar nessa etapa, principalmente na hora de refogar o arroz. “É nesse momento que o envolvemos o grão com o óleo, assim ele libera menos amido e com isso fica mais soltinho”, reforça a chef da Cozinha Experimental Camil.

2. PROPORÇÃO IDEAL: para cada xícara de arroz branco, sempre utilize duas xícaras de água. “Essa regra é clássica e faz uma diferença enorme na hora de cozinhar o grão, assim, não há excesso de água e evita-se que o arroz fique empapado”, explica Ivy Oliveira. Para o arroz integral, a regra muda: são três xícaras de água para uma de arroz.

3. PANELA PARCIALMENTE TAMPADA: é importante manter a panela parcialmente fechada, uma vez que se tamparmos a panela totalmente o vapor da água não consegue sair de forma adequada, deixando muita umidade dentro da panela e com isso aumenta-se a chance de empapar o arroz. Já se não tamparmos a panela o vapor sairá rápido demais, o que pode deixar os grãos crus.

4. NÃO MEXA: Ao mexer o arroz, os grãos poderão ser amassados ou quebrados. Esse processo deixa o arroz empapado, comprometendo o resultado. Ao final é importante tampar e deixar o arroz descansar por uns 5 minutos, assim, com a redução da temperatura evita-se que os grãos se quebrem com facilidade.

Sobre a Camil Alimentos:

Uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, a Camil iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963. Atualmente, conta com portfólio de marcas top of mind em seus segmentos no Brasil e em outros quatro países da América do Sul. São elas: Camil, Coqueiro, União (Brasil), Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina). Com uma equipe de aproximadamente 6.500 colaboradores nos países em que atua, o grupo conta com 34 unidades e exporta para mais de 50 países.

Você pode gostar...