5 formas diferentes de preparar ovos

5 formas diferentes de preparar ovos
Foto: Chef Bianca Folla

Se você também adora comer ovos, mas está cansado de prepará-los sempre da mesma forma, vou te dar uma mãozinha e te ensinar a prepará-los de 5 diferentes maneiras. Confira!

1- Ovo cozido

Talvez este seja o jeito mais fácil, porém é preciso dominar o tempo, já que alguns minutos a mais ou a menos podem mudar radicalmente o resultado

Basta colocar o ovo numa panela com espaço suficiente e com água cobrindo por alguns centímetros. Leve para ferver em fogo médio. Assim que a água ferver, comece a contar o tempo.

Confira o tempo de cozimento após o início da fervura:

3 minutos: ovo quente com a clara e gema moles
5 minutos: ovo mole com a clara cozida e gema mole
7 minutos: clara cozida e ? da gema cozida
8 minutos: ovo cozido com toda a gema cozida
10 minutos: ovo cozido duro

  1. Ovo frito

Um clássico, principalmente se vier em cima de um suculento bife e acompanhado de batatas fritas. Seu preparo também é bem simples.

Ingredientes

1 ovo
Azeite a gosto
Sal
Pimenta a gosto

Modo de preparo

Leve uma frigideira antiaderente ao fogo baixo e regue com um fio de azeite. Coloque o ovo na frigideira. Tempere com sal e pimenta e deixe fritar por 3 minutos, sem virá-lo, até que a clara esteja cozida, mas a gema ainda mole.

  1. Ovos mexidos

Os ovos mexidos são a melhor alternativa quando se está com fome e nenhuma imaginação. Perfeito no lanche depois da academia, no café da manhã ou quando se chega cansado em casa depois do trabalho.

Ingredientes

4 ovos batidos
1 colher de sopa de manteiga
Sal
50ml de leite

Modo de preparo

Bata os ovos e tempere com o sal e adicione o leite. Em uma frigideira, derreta a manteiga e coloque a mistura por cima. Deixe em fogo baixo e mexa até ficar uma mistura cremosa.
Servir em seguida.

  1. Ovo mollet

Este modo de preparo é um pouco mais elaborado. Nesta receita, que é tradicionalíssima francesa, empanamos um ovo cozido para ser frito em imersão. Eu nem preciso falar que fica divino, não é mesmo?

Ingredientes

2 ovos cozidos com gema mole
1/2 xícara farinha de trigo
1 ovo batido temperado com sal
1/2 xícara de farinha panko ou farinha de rosca

Modo de preparo

Cozinhar os ovos por 7 minutos, já que o ideal é deixar a gema mole. Jogar na água fria e descascá-los.

Passar no ovo batido e depois empanar na farinha panko ou de rosca. Fritar em óleo quente até dourar.

  1. Omelete

A omelete também é sinônimo de prato fácil e versátil. Ele salva muita gente na hora da fome e pode ser feito de muitas maneiras. E aqui, ensinamos a versão básica com presunto e queijo.

Ingredientes

2 ovos
1 pitada de sal
1 fatia de presunto
2 fatias de queijo
Tempero verde a gosto

Modo de preparo

Bata os 2 ovos numa tigela. Coloque-os na frigideira já untada com óleo, acrescente o sal, o presunto picado em quadradinhos e as duas fatias de queijo. Coloque os temperos a gosto. Espere ficar firme e fritadinha, e vire a omelete. Sirva a seguir.

Valor nutricional do ovo e seus benefícios para a saúde

Agora que você já sabe como preparar seus ovos de diferentes formas, que tal conhecer um pouco mais sobre esse alimento?

Pois bem, o ovo tem ótimas quantidades de vitamina A, vitamina E e vitaminas do complexo B, além de minerais, como selênio, zinco, cálcio e fósforo. Com isso, ele oferece benefícios para a saúde, como, prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares, bem como diminuição do risco de osteoporose.
Por ter boas quantidades de antioxidantes, os ovos ajudam na prevenção do envelhecimento precoce. Além disso, por ser rico em proteínas, o ovo também ajuda na produção de músculos, favorecendo o ganho de massa muscular.

Você pode gostar...