5 mitos sobre o consumo de produtos naturais e saudáveis

5 mitos sobre o consumo de produtos naturais e saudáveis
Foto: Pixabay

*Por Alexandre Cunha

Hoje em dia, a divulgação de informações e o acesso a elas está bem mais acessível do que anos atrás, especialmente em razão da digitalização e democratização da internet. Não importa se o assunto é sobre um filme, música ou alimentação, com uma rápida pesquisa na web é possível consumir uma diversidade de conteúdos. O lado ruim disso, porém, é que muitas coisas disponíveis na internet sobre os mais variados assuntos não são verdadeiras — às vezes até não são falsas, mas necessitam de contextualização.

Quando o assunto é boa alimentação e o consumo de produtos naturais e saudáveis, as coisas não são diferentes: as pessoas necessitam de informações confiáveis sobre o tema. Comprar alimentos saudáveis é muito mais caro? É necessário mesmo cortar o glúten de vez da dieta para viver de forma mais equilibrada? Veja a seguir 5 mitos sobre o consumo de produtos naturais e saudáveis.

Ser saudável é ser radical

Definitivamente, não é verdade. Claro que existem pessoas com necessidades específicas, atletas em competição, intolerantes e alérgicos a alguns alimentos, etc. Mas se alimentar bem, em geral, não tem relação com radicalismo. É possível ter uma vida saudável consumindo aquele alimento que você tanto gosta. O segredo está na moderação, no equilíbrio e em atrelar isso a prática regular de exercícios físicos. Procure ler rótulos dos produtos prontos que você consome e evite ingerir produtos com alto teor de gorduras, açúcar branco, sódio, ingredientes artificiais, etc. Não leia só a tabela nutricional, fique atento a lista de ingredientes. Tendo equilíbrio e entendimento sobre o que come, você vai ver que não é obrigatório ser radical.

Alimentos saudáveis não tem sabor

Por muito tempo, a indústria de alimentos saudáveis lançou produtos que realmente deixavam muito a desejar em termos de sabor, textura e em embalagens que não eram nada atraentes.

Porém, hoje já é possível encontrar snacks, por exemplo, sem glúten, sem lactose, ricos em fibras, proteínas, veganos, orgânicos, sem adição de açúcares, dentre outros, com muito sabor. A indústria de saudáveis evoluiu muito em termos de ingredientes, formulações, design e isso trouxe benefício não só para quem já se alimenta bem, mas para quem quer comer melhor sem abrir mão do prazer e do sabor.

São difíceis de encontrar

De fato, há alguns anos houve um “boom” das lojas de produtos naturais e só nelas era possível encontrar esta categoria. Logo no inicio da Aruba Natural, percebemos que se o consumo de produtos saudáveis continuasse crescendo, estas lojas não dariam conta. E não deu outra.

O varejo padrão como lojas de conveniência, mercadinhos, farmácias e supermercados entenderam esta necessidade e começaram a separar espaços específicos para estes itens que na época eram chamados de “light/diet”.

Ainda temos muito a avançar, mas é inegável que em todos estes canais de vendas é possível encontrar opções integrais, sem adição de açúcar, sem glúten, naturais, etc. Sem falar no mercado online que está cada vez mais acessível.

Alimentação saudável é bem mais cara

Muita gente associa a adoção de produtos naturais e saudáveis à dieta como um fator de grande aumento no preço da alimentação. Ainda que alguns itens sejam, de fato, mais caros, é possível comer alimentos naturais e saudáveis sem aumentar consideravelmente os gastos. Além de alimentos práticos como snacks saudáveis estarem cada vez mais acessíveis devido o aumento nos volumes de consumo e produção e a descoberta de ingredientes com boa relação custo x benefício nutricional, inserir na dieta peixes magros, frutas, legumes, verduras e sementes, por exemplo, contribui para uma vida mais equilibrada e não se torna tão caro como tanta gente pensa.

Se for sem glúten é mais saudável

Em primeiro lugar, quem tem a doença celíaca realmente não pode consumir produtos que contenham glúten. Se você sente algum desconforto ao consumi-lo, deve procurar um profissional da saúde para te auxiliar.

São frequentes os casos de pessoas que retiram o glúten da dieta e se sentem bem, porém, não se pode concluir que um alimento é saudável apenas por não conter glúten. Conter ou não conter glúten, não é o único fator a analisar antes de comer um alimento. É necessário ler a tabela nutricional, a lista de ingredientes e depois desta análise, concluir se é saudável ou não. A ajuda de um nutricionista é muito importante e, além disso, existe muito conteúdo gratuito para aprender o básico e te ajudar a tomar decisões corretas.

*Alexandre Cunha é CEO e Cofundador da Aruba Natural, empresa de alimentos saudáveis e saborosos.

Você pode gostar...