A compra a granel é uma das soluções para reduzir o consumo de plástico

A compra a granel é uma das soluções para reduzir o consumo de plástico
Foto: Biomundo

A compra a granel faz parte dos pilares no combate ao desperdício de alimentos e a invasão de plástico na natureza, tema eleito para a Semana Mundial do Meio Ambiente de 2023, com ações que visam ampliar a conscientização para combater a poluição plástica no mundo

Anualmente é eleito um tema específico para as atividades e iniciativas realizadas no mundo todo. Esses temas abordam questões ambientais urgentes e destacam áreas nas quais é necessário agir. Eles também fornecem orientação e inspiração para governos, empresas e indivíduos desenvolverem soluções sustentáveis. Em 2023 o tema se concentrará em soluções para a poluição plástica.

Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano no mundo, e metade deste plástico é projetado para ser usado apenas uma vez. Da produção total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabem anualmente em lagos, rios e mares.

Esse meio de consumo, mais conhecido como granel, usual até poucas décadas atrás, se tornou um dos pilares do movimento sustentável no mundo, e ainda permite aos clientes, comprar alimentos e bens domésticos por peso, sem embalagens.

“Contrariamente aos produtos embalados, que temos que comprar a quantidade estabelecida pelo fabricante, a compra a granel é mais flexível, pois dá liberdade para decidir o quanto comprar. O consumidor pode ir às nossas lojas com seus próprios recipientes, potes de vidro, e leva só aquilo que deseja, por peso ou por unidade,” conta Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo, uma rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, que detém mais de 300 opções de itens a granel em suas unidades.

Nas unidades Bio Mundo, a escolha pelo granel se deu desde o início, em 2015. “O granel é um dos carros chefes da casa, somente ele é responsável por mais de 20% do faturamento mensal da rede. Isso comprova a grande adesão do público por essa modalidade, trazendo mais economia, pois compra-se apenas o que será consumido e não há o uso de embalagens industrializadas, reduzindo o uso de plásticos e papéis,” continua Mothé, ao afirmar que esse estilo de compra também traz benefícios ocultos, pois os produtos a granel são mais naturais e têm menos aditivos prejudiciais para a saúde.

Além disso, os itens embalados no final da compra para o cliente são feitos com sacolas 100% biodegradáveis, reutilizáveis e recicláveis, trazendo maior conforto ao consumidor, que muitas vezes não sai de casa preparado e não leva consigo, uma sacola ou bag reutilizável.

Neste longo caminho do empreendedorismo, a Bio Mundo reconhece que é fundamental impactar positivamente na saúde e bem-estar das pessoas além do que é disposto em prateleira, mas prezar por uma operação mais sustentável, consciente e bem gerenciada, resultado dos 3 pilares do ESG (Environmental, Social and Governance), em português ASG (Ambiental, Social e Governança).

Pensando nisso, a Bio Mundo também incluiu em todos os projetos das unidades, a instalação de lâmpadas de LED. Com alta eficiência energética: produz mais luz (lúmens) por watt consumido, levando à economia de energia – de 50% a 80% – quando comparado a tecnologias tradicionais, resultando em redução de custo e de emissões de carbono.

Toda empresa pode gerar um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente através da remodelação dos impactos no meio ambiente, reduzindo ou compensando qualquer prejuízo. “Aqui, repensamos todos os processos da empresa, como e onde poderíamos evoluir para transformar o nosso meio e o nosso planeta. Até os papéis usados em nossa empresa são recicláveis e após usados, são levados para reciclagem novamente. Um ciclo que prezamos e evoluímos constantemente,” finaliza Mothé.

Você pode gostar...