A importância da saúde digestiva após os 50 anos

A importância da saúde digestiva após os 50 anos
Foto: Ajinomoto do Brasil

A digestão pode sofrer alterações ao longo dos anos, acarretando desconfortos quando não é realizada corretamente. Isso pode ser mais evidente na população com mais de 50 anos, pois os músculos do sistema digestivo tendem a não funcionar com a mesma agilidade. Além disso, quando a digestão não ocorre da forma adequada, podem surgir diversos sintomas como a formação de gases, desconforto e distensão abdominal, azia, refluxo, sensação de empachamento, entre outros.

Portanto, cuidar da saúde digestiva é importante para promover o bem-estar e a qualidade de vida. Adotar práticas alimentares e hábitos saudáveis pode minimizar esses desconfortos e manter o sistema digestivo funcionando de maneira mais eficaz. Pensando nisso, o time de especialistas em alimentação da Ajinomoto do Brasil separou cinco dicas para melhorar a digestão do público 50+.

Faça mais e menores refeições ao dia

Divida as suas refeições para comer mais vezes ao dia e em menores quantidades, principalmente as proteínas que são fundamentais para a saúde após os 50 anos. Dessa forma, você contribui para que a digestão fique mais fácil.

Mastigue bem os alimentos

A digestão começa na mastigação. Coma devagar, sem pressa e mastigando bem. Além de saborear mais a refeição, comer lentamente estimula a sensação de saciedade.

Evite beber muito líquido durante a refeição

O ideal é que a ingestão de líquidos seja feita entre 30 minutos antes ou 1 hora depois de comer. Caso queira beber algo durante a refeição, a indicação é que se consuma somente um copo pequeno (150 ml) da bebida.

Evite alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos são de mais difícil digestão. Por isso, não exagere e dê preferência para alimentos mais fáceis de digerir, como legumes cozidos, arroz, macarrão, peixes e chás.

Ações após a refeição

É importante ter alguns cuidados após a refeição para evitar sintomas como refluxo, empachamento e azia. A principal dica é sempre esperar no mínimo 2 horas após a refeição para se deitar, principalmente à noite, e evitar fazer atividades físicas em seguida da ingestão de alimentos que levam mais tempo para sofrerem a digestão.

Você pode gostar...