Aprecie o gosto umami dos alimentos com degustação simples e prática

Aprecie o gosto umami dos alimentos com degustação simples e prática
Foto: Comitê Umami

Com três etapas fáceis de seguir, a experiência umami proporciona sentir o quinto gosto básico de maneira prazerosa

O consumo de certos alimentos aumenta a salivação e promove uma deliciosa sensação de prolongamento do sabor. Se você ainda não teve essa percepção, se prepare, pois preparamos uma experiência em três etapas para te ajudar a sentir o gosto umami – o quinto gosto básico do paladar humano – que permanece em nosso paladar por mais tempo e é responsável por essas sensações.

A nutricionista Marilia Zagato, do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do quinto gosto –, apresenta o passo a passo para apreciar esse gosto básico do nosso paladar.

“Para viver a experiência umami é preciso separar um copo de água, uma bala doce de qualquer sabor, pedaços de queijo parmesão ou um tomate maduro. É importante que se entenda a diferença entre o gosto e o sabor. Por isso, para a primeira etapa, indicamos que se beba um pouco de água, seguindo para a segunda etapa com a ingestão da bala com o nariz tapado. Neste instante, será possível sentir o gosto doce em sua essência e, ao soltar a respiração, o sabor da bala será percebido”, conta a nutricionista.

Marilia explica que a terceira etapa proporciona a sensação do quinto gosto, com a degustação do queijo parmesão ou do tomate maduro. “Antes de ingerir o alimento, é importante beber mais um pouco de água para eliminar o gosto da bala. Coloque o alimento na boca e perceba o aumento na salivação e o gosto prolongado do queijo ou do tomate, sendo este o gosto umami. Uma boa dica é permanecer mais tempo mastigando o alimento ao invés de engolir logo, assim a experiência sensorial será ainda mais prazerosa e perceptível”, ressalta Zagato.

Você pode gostar...