Aprenda a manter os biscoitos crocantes e fresquinhos por mais tempo

Receita de Biscoito de chocolate meio amargo

Biscoitos são deliciosos quando estão fresquinhos, mas principalmente, quando crocantes, certo? Entre tantos tipos, como os cream cracker, água se sal, com grãos, de leite, maria, recheados ou especiais, eles estão sempre presentes na despensa e são ótimos para matar aquela fome no fim de tarde.

Mas e quando você resolve atacar o armário e descobre que estão murchos e sem graça, o que fazer? Para preservá-los, é necessário armazená-los adequadamente e de acordo com o seu tipo. Leia as dicas da ABIMAPI – Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados – para aprender a mantê-los fresquinhos por mais tempo.

  1. Colocar os biscoitos em um pote bem lacrado e, entre a tampa e a boca deste recipiente, colocar um pedaço do filme plástico utilizado na cozinha. Sempre que abrir e fechar o pote, certifique-se de que o plástico não rasgou. Caso contrário, troque-o.
  2. Os recipientes feitos de alumínio ou plástico são os melhores para armazenar esse tipo de alimento.
  3. Se precisar colocá-los uns sobre os outros, use papel manteiga entre cada camada para evitar que eles grudem e que se esfarelem ao tentar separá-los.
  4. Armazene os biscoitos em recipientes diferentes, de acordo com o seu tipo. Ao colocá-los juntos, você acabará misturando também os aromas e sabores.
  5. Os biscoitos podem permanecer frescos por até sete dias, se armazenados adequadamente e na temperatura ambiente, longe da luz, umidade e produtos de limpeza.
  6. Guardá-los em potes ou sacos hermeticamente fechados na geladeira faz com que durem mais e se mantenham crocantes com sabor preservado.
  7. Se desejar que os biscoitos fiquem frescos por mais tempo, congele-os. Mas, assim como a armazenagem em geladeira, lembre-se de enrolá-los em sacos plásticos de uso em congeladores e de colocá-los em um recipiente hermeticamente fechado. Isso garante que eles não serão queimados pelo frio, preservando os sabores e os protegendo da absorção indesejável de aromas de outros alimentos do congelador.
  8. Para deixá-los fresquinhos novamente, coloque-os em um prato sem sobrepor e leve para o microondas por 30 segundos; deixe esfriar completamente e estarão crocantes novamente. Também é possível utilizar o forno, mas assim vai demorar um pouco mais, como torradas.

Algumas dicas são muito úteis, como triturar os biscoitos salgados no liquidificador e usar a farofinha para empanar carnes e frango, por exemplo. No caso dos doces e sem recheio/cobertura, a sugestão é utiliza-los como base para sobremesas como tortas e pavês.

Você pode gostar...