Como equilibrar a alimentação durante o home office? Confira quatro dicas

Como equilibrar a alimentação durante o home office? Confira quatro dicas
Foto: Pixabay

Em um período de maior estadia em casa, pode ser mais fácil se alimentar de forma incorreta; saiba como contornar o problema

*Por Antônio Neto

O home office trouxe uma série de desafios às pessoas que puderam cumprir quarentena devido à pandemia e precisaram ficar muito tempo enclausuradas em casa. Uma das dificuldades, talvez das mais imperceptíveis e tida até como banal por muitas pessoas, foi manter uma boa alimentação. Seja pela impossibilidade de fazer uma refeição em um restaurante — comum durante o trabalho presencial — ou pela necessidade de cumprir uma rotina dupla em casa, fato é que muita gente começou a pular refeições, a ingerir produtos pouco nutritivos e até mesmo substituiu alimentos saudáveis por produtos mais danosos à saúde.

Os números ilustram bem a questão: um estudo do Datafolha, encomendado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), mostrou que brasileiros de 45 a 55 anos, por exemplo, passaram a ingerir um maior número de produtos ultra processados na pandemia. Em porcentagem, o consumo passou de 9% em 2019 para 16% em 2020, o que estabelece um aumento significativo.

Eis então a pergunta que muita gente faz: como se alimentar de maneira mais saudável durante o home office, sem perder a praticidade que os dias atuais demandam, e ainda assim mantendo o prazer de degustar um alimento saboroso?

Para ajudar na resposta à questão, separamos quatro dicas para você aplicar no dia a dia; confira:

1 – Procure estabelecer horários

Como dizem as mães aos seus filhos desde pequenos, “existe hora para fazer cada coisa”. E o conselho não deve ser diferente na vida adulta — assim como é importante estabelecer horários para o sono e o lazer, para o trabalho e a alimentação a ideia não é diferente. Procure organizar uma rotina com ao menos três refeições robustas e saudáveis ao longo do dia, sem pular o horário de alimentação, mesmo que a presença em casa implique em uma série de impeditivos.

2 – Privilegie alimentos ricos em nutrientes

Devido à dificuldade de trabalhar em casa e ainda precisar cozinhar a própria comida, é esperado que muitas pessoas recorram a lanches e outros alimentos ultraprocessados de baixo valor nutritivo na hora da fome, especialmente quando ela vem no meio da tarde, por exemplo. Esqueça doces e biscoitos prontos e aposte em alimentos ricos em nutrientes, como frutas e até alguns tipos de barrinha de cereal.

3 – Beba mais água e faça exercícios

Beber água regularmente costuma reduzir a vontade de comer, afinal, o líquido ajuda a manter o corpo saciado — uma boa pedida na hora que vier à mente a ideia de comer um docinho. Além disso, a prática de exercícios físicos auxilia na manutenção de uma vida saudável e, inclusive, pode reduzir o apetite e controlar exageros alimentares em algumas pessoas após a atividade, como aponta um estudo da Drexel University.

4 – Aposte em produtos proteicos

Uma boa pedida para quem deseja equilibrar a alimentação durante o home office pode ser recorrer a snacks proteicos. Há muitos que são bem nutritivos e gostosos, além de possibilitarem uma praticidade sempre bem-vinda em nosso tempo atual. É possível consumir muitos desses produtos por meio de snacks, pastas e até suplementos. É bem possível se alimentar com sabor, rapidez, e sem perder o cuidado com a saúde.

*Antônio Neto é fundador da Mais Mu, negócio do ramo alimentício para quem deseja se alimentar de forma mais saudável, proteica e divertida.

Sobre a Mais Mu

A Mais Mu é uma empresa do ramo alimentício fundada em 2014, com o intuito de ser uma fonte de alimentação saudável, prática, nutritiva e saborosa para todos os tipos de pessoa. Seja para um atleta de alto nível, indivíduo que pratica esportes esporadicamente, ou até mesmo alguém sedentário, os produtos proteicos da Mais Mu são a melhor opção. E com muita variedade, de snacks a suplementos: tudo de maneira nutritiva, sustentável, e, claro, divertida.

Você pode gostar...