Dia Mundial do Queijo: conheça queijos típicos de diferentes países

Dia Mundial do Queijo: conheça queijos típicos de diferentes países
Foto: Pixabay

Tirolez ensina como fazer Creme de mandioquinha gratinado, Cubinhos de Queijo Brie fritos e Bomb Cheese com mix de queijos e tomatinho

Em 20 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial do Queijo. Especialista no assunto, a Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País, produz a iguaria com qualidade e excelência há mais de 40 anos e conta mais detalhes sobre os tipos de queijos de cada região do mundo. Aprenda ainda como fazer Creme de mandioquinha gratinado, Cubinhos de Queijo Brie fritos e Bomb Cheese com mix de queijos e tomatinho confitado para comemorar a data.

Brasil:

Requeijão cremoso: bastante consumido em lanches, pães e torradas, o requeijão cremoso é tipicamente brasileiro. Sua origem aconteceu em Minas Gerais, criado por Moacyr de Carvalho Dias em Poços de Caldas, no sul da cidade.

França:

Brie: o Brie tem textura e sabor que se modificam de acordo com o tempo.Quando possui entre 1 e 15 dias de fabrição, é mais suave, com textura mais firme e casca branca. De 15 a 30 dias, seu sabor fica mais acentuado e a textura mais cremosa. Após 30 dias, se torna bastante cremoso e a casca ganha uma coloração não uniforme. 

Itália:

Mussarela: a mussarela chegou ao Brasil graças aos imigrantes italianos entre os anos 1860 e 1890. É um queijo macio e não maturado, que possui a coloração branca ou levemente amarelada. É encontrado em diversos formatos: fatiado, para lanches ou em peças maiores, de 3,5 kg.

Holanda:

Gouda: possui a textura macia, sabor suave e um pouco adocicado. Versátil, o Gouda pode ser hamonizado com frutas, vinho, cerveja ou até mesmo doces e compotas. 

Inglaterra:

Cottage o queijo Cottage é o grande queridinho dos que buscam por uma alimentação mais saudável. É do tipo fresco, com sabor suave. Possui baixo teor de gordura, poucas calorias e é fonte de vitaminas do complexo B e minerais, proteínas e potássio. Assim como o Gouda, é versátil e combina com acompanhamentos doces e salgados.

Suíça:

Gruyère: um dos queijos mais famosos do mundo, ficou famoso na França, mas sua origem é suíça. Sua consistência é semidura e encorpada e seu sabor é amendoado, ligeiramente adocicado. Pode ser saboreado puro, em tábuas de queijos e frios, em sanduíches e lanches, com frutas ou em receitas.

Você pode gostar...