Aproveite as frutas da Primavera!

Receita de Geléia de laranja

Em setembro recebemos uma das estações mais charmosas, coloridas e românticas do ano além de ser considerada a estação das flores, a Primavera também é o período de uma grande variedade de legumes, verduras e frutas. Uma das mais belas fases do ano é um bom momento para investir nas frutas da estação, que favorecem a ingestão de vitaminas e minerais. Para auxiliar nas compras, a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi fala sobre as frutas típicas desta estação e seus benefícios.

Jabuticaba – É uma fruta nativa brasileira e entre as suas espécies a mais conhecida é a jabuticaba sabará que se destaca pela doçura dos frutos, tornando o consumo mais fácil. Também são empregadas na culinária para fabricação de geléia, suco, licor e vinagre.

A casca possui coloração arroxeada devido a presença de antocianinas, um fitoesterol que possuem propriedades antioxidantes e, portanto auxiliam no combate aos radicais livres e também possui pectina, importante fibra para aa regulação intestinal e que exerce efeito positivo no combate ao colesterol. Na polpa encontramos ferro, fósforo, vitamina C, niacina.

Amora – Essa fruta é originária da Ásia, porém cresce muito bem em solo brasileiro. Os frutos da amoreira possuem boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, além de um mineral chamado silício, importante no estimulo as proteínas de sustentação.

Possui também potássio e por isso, tem sido cada vez mais consumida por praticantes de atividade física. Além de ser fonte de pectina e possuir efeito laxativo, as amoras na culinária são utilizadas para o preparo de geleias, sorvete, torta, xarope, licor e compotas entre outros.

Pêssego – Essa fruta é originária da China e possui boa quantidade de antioxidantes entre eles destacam-se a zeaxantina, luteína e beta caroteno, que possuem ação protetora contra alguns tipos de câncer e diminuem o risco de patologias oculares.

Também possui vitamina C e E, que tem ação imunoprotetora e niacina, vitamina do complexo B, que contribui para a produção de energia. Entre os minerais mais abundantes da fruta, destacam-se o potássio, importante regulador da pressão arterial e o manganês, associado à formação de tecido conjuntivo e ósseo, crescimento e reprodução. Na culinária é utilizado no preparo de tortas, mousses, bolos, geleias, suco, entre outros.

Acerola – Essa fruta destaca-se pela sua quantidade de vitamina C, amplamente divulgada na mídia e que é um importante fator de melhorar o sistema imunológico. Também possui beta caroteno, que além da atividade de pró vitamina A, participam como antioxidantes do sistema imunológico.

Laranja Lima – Essa fruta é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que reforça o sistema imunológico e, além disso, auxilia a absorção do ferro. A vitamina C também tem sido recomendada no combate ao tabagismo, por reduzir a secreção de cortisol, hormônio presente na resposta ao stress e assim reduzindo a vontade de fumar.

Devido o baixo teor de acidez, costuma ser bastante indicada para gestantes e crianças. Também possui potássio, vitaminas do complexo B e fibras.

Nectarina – A nectarina é fonte de vitamina C e carotenóides como o beta-caroteno e a criptoxantina, nutrientes com poder antioxidante que ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres. Contém ainda luteína, importante para a visão e que ajuda a reduzir o risco de doenças como a degeneração macular e catarata.

Os flavonóides encontrados na fruta podem auxiliar na prevenção à agregação plaquetária, reduzindo o risco de aterosclerose. A fruta também é fonte de potássio, ácido fólico e fósforo

Você pode gostar...