Verão: Saiba o que Incluir e Evitar na Alimentação

Receita de Salada de frutas italiana

Durante a estação mais quente no ano, especialistas em saúde recomendam que as pessoas redobrem os cuidados com a alimentação. Mesmo não sentindo tanta fome quanto no inverno, a regra geral é prestar atenção ao armazenamento dos alimentos.

“Comidas gordurosas como maionese, molho à base de creme de leite e frituras, se não forem bem conservados no calor, podem provocar intoxicações”, ressalta a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Antonio.

Nesse caso, os principais problemas podem ser resultado da combinação das altas temperaturas com excesso de umidade. Ambos favorecem a proliferação de vírus e bactérias que causam vômitos e diarreias, entre outros. Portanto, segundo Ariane, a ideia é privilegiar frutas, verduras e legumes, “pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com o verão”.

Saiba o que incluir e o que evitar na alimentação durante o verão, segundo a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz Antonio.

Prefira frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com o verão;

Outra opção são as saladas. Elas podem ser outra alternativa, mas cuidado com o tempero: evite a maionese e molhos prontos e industrializados. Escolha azeite, limão, vinagre e os molhos a base de mostarda e iogurte;

Lembre-se de incluir carboidratos em sua dieta. Eles são nossa fonte de energia. Mas prefira os cereais integrais. Na hora de comprar, opte pelos pães, cereais matinais e arroz integral, em vez de doces, massas e arroz branco;

Evite alimentos gordurosos como maionese, molho à base de creme de leite, frituras e sorvetes cremosos. Nesse caso, opte por picolés de fruta;

Em relação às bebidas, sempre dê preferência à água, ao suco natural e à água de coco. Evite o refrigerante e outras bebidas industrializadas, pois a maioria é rica em sódio e açúcar – fatores que acabam aumentando a sede e o risco de desidratação.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quarto ano consecutivo em 2014.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV

Você pode gostar...