As frutas vermelhas e os benefícios para a saúde

Receita de Shake de frutas vermelhas

Além de deliciosas, o consumo dessas frutas neutralizam a ação dos radicais livres.

Desde pequenos sabemos a importância de consumir frutas em nosso cotidiano para a absorção de vitaminas e minerais, itens fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Mas você sabia que as frutas vermelhas, também conhecidas como berries, além de muito saborosas, possuem uma eficaz ação antioxidante?

De acordo com Flavia Morais, coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, os flavonoides, substância presente nas cores vermelhas e arroxeadas, neutralizam as moléculas que causam danos ao nosso organismo. “Suas cascas de cores, que vão de vermelho a arroxeado, são ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres.

O consumo de alimentos ricos em antioxidantes tem sido relacionado à redução de risco de doenças como câncer e doenças do coração”, explica.

Os benefícios dessas frutas não param por aí. Os antioxidantes também atuam na melhora das funções cerebrais, do sistema imunológico e da visão. “Estudos mostram que as antocianinas das frutas vermelhas diminuem o desenvolvimento de tumores e melhoram o funcionamento do cérebro.

Além disso, os flavonoides são ricos em vitaminas C e E, que combatem o envelhecimento precoce e reduzem os riscos de diabetes, câncer e doenças cardíacas”, completa Flavia.

Para garantir os benefícios, as frutas devem ser consumidas in natura, congeladas ou desidratadas. No cardápio, podem ser utilizadas em saladas de frutas, misturadas em iogurtes, em sucos, ou secas, como opção de lanches entre as refeições.

Abaixo, a nutricionista separou receitas saudáveis e gostosas para aproveitar ao máximo os nutrientes das frutas vermelhas.

Receita de Picolé de frutas vermelhas e chia

Receita de Torta de frutas vermelhas especial

Sobre a rede Mundo Verde

A Mundo Verde, maior rede de lojas especializadas em produtos naturais, orgânicos e para o bem-estar da América Latina, é referência em qualidade de vida e alimentação saudável. Hoje possui, aproximadamente, 300 lojas no Brasil.

A rede oferece ainda o serviço gratuito Alô Nutricionista, para esclarecimentos de dúvidas, dicas e orientações por meio do telefone 0800-022 25 28. www.mundoverde.com.br

Você pode gostar...