Caipirinha: 6 dicas para melhorar o mais imbatível dos drinks brasileiros

caipirinha-kalvekage

Marcos Kalvelage, que é mestre alambiqueiro e um dos sócios da Vodka Kalvelage, destaca questões importantes para não errar. Se, no verão, a caipirinha é a companhia perfeita para a praia, no frio é um dos acompanhamentos mais pedidos para a feijoada.

Para nós, brasileiros, a caipirinha é tão tradicional que a impressão é de que todos sabem fazer. Também pudera. No verão, o drink é presença constante na praia ou na piscina. No inverno, acompanha outra receita que é a cara do Brasil: a feijoada. Mas, para aqueles que são exigentes quando o assunto é o que beber, algumas coisas são fundamentais.

E, para não ter erro, o mestre alambiqueiro e um dos idealizadores da Vodka Kalvelage, Marcos Kalvelage, separou seis dicas essenciais. Para ele, a escolha de uma bebida de qualidade é o primeiro passo.

“Não importa se a ideia é usar a cachaça, como na receita tradicional, ou então vodka ou rum. Mas é importante que seja uma marca de qualidade reconhecida e que você confia para não colocar tudo a perder”, diz.

Abaixo os seis itens especiais de acordo com Marcos:

Copo

O primeiro passo, segundo Marcos, é escolher o copo ideal. No caso da caipirinha, ele sugere o curto. “O copo baixo faz toda a diferença. A caipirinha precisa ser feita direto nele, nunca em uma jarra, por exemplo, para servir aos amigos”.

Gelo

Prefira o gelo em cubo, feito de água filtrada ou mineral, para não alterar o sabor final da caipirinha.

Adoçar

Tradicionalmente, uma ou duas colheres de açúcar branco são utilizadas. “Mas para quem quer um drink mais saudável, pode optar pelo tipo demerara ou orgânico. E, ainda, para quem prefere que não fiquem restos de açúcar no fundo copo, é possível fazer um xarope simples em casa”, lembra Marcos. Confira a receita abaixo.

Não use a coqueteleira

A caipirinha deve ser feita direto no copo sempre, com os gomos do limão para cima – para facilitar na hora de macerar – e o açúcar. Em seguida, acrescenta-se 50 ml de bebida e o gelo até completar o copo.

Como cortar o limão

O ideal é cortar o limão ao contrário do que costumamos cortar a laranja, por exemplo. Ou seja, a forma certa é entre a base e o local que estava preso ao caule. Depois, corta-se ao meio novamente.

Descascar ou não descascar?

Muitas pessoas descascam o limão, por acharem que dessa forma a caipirinha não vai ficar amarga. “Na verdade, o que deixa o sabor amargo é o interior do limão, aquela parte branca. Por isso, a casca não precisa ser retirada, mas o miolo sim. Lembrando que se for degustar a caipirinha sob o sol, é importante tomar de canudo, pois o limão é composto por substâncias que podem queimar a pele no sol”, conclui Marcos.

Como fazer o xarope

Leve 250 ml de água ao fogo. Quando ferver, acrescente 250g de açúcar e mexa até dissolver. Espere esfriar. O xarope pode ser guardado na geladeira por cerca de um mês.

Sobre a Kalvelage

Produzida em Botuverá (SC) pela empresa Kalmae, a Vodka Kalvelage chegou ao mercado em novembro de 2013 como opção nacional em bebidas ultrapremium. É fabricada a partir de cereais brasileiros e o produto final possui uma graduação alcoólica de 40%.

Em 2015, foi a única vodka da América Latina a receber medalha de ouro no San Francisco World Spirits Competition. No ano anterior, foi a única brasileira premiada na mesma competição com uma medalha de prata e a única das Américas premiada com prata no Hong Kong International Wine and Spirits Competition 2014.

A vodka está disponível através de distribuidores nos seguintes estados: Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, com expansão prevista para outros estados em curto prazo.

Você pode gostar...