Chef explica principais vantagens da fermentação natural

Chef explica principais vantagens da fermentação natural
Foto: Figurate

Especializado na culinária italiana, Henrique Campos utiliza levain cultivado há sete anos

Em 2016 o chef de cozinha Henrique Campos criou um levain, ou seja, um fermento natural, também chamado de fermento selvagem. A receita geralmente envolve uma mistura de farinha fresca, água e um agente fermentador, que no caso de Campos foram cascas de abacaxi. É com esse fermento que ele prepara as pizzas e focaccias do Figurate Italian Food, seu empreendimento gastronômico em Curitiba.

“Apesar de muita gente conhecer e valorizar a fermentação natural, poucas pessoas realmente entendem os benefícios dessa prática”, conta Campos. Por isso ele resolveu listar as principais vantagens de produzir e consumir produtos feitos com fermentação natural, em especial a pizza, carro chef do Figurate.

Sabor aprimorado: a fermentação natural da massa de pizza desenvolve um sabor mais complexo e rico, com notas leves de acidez e um toque aveludado.

Textura diferenciada: a fermentação natural também ajuda a criar uma textura perfeita na massa da pizza, tornando-a macia por dentro e crocante por fora.

Fácil digestão: a massa de pizza, quando preparada com levain, passa pela quebra dos carboidratos e proteínas em moléculas menores, tornando-a mais fácil de digerir e reduzindo a sensação de inchaço.

Ingredientes saudáveis: ao se utilizar a fermentação natural, a massa de pizza não necessita de aditivos ou conservantes, tornando-a uma opção mais saudável para quem busca uma alimentação equilibrada.

Tradição e arte: a fermentação natural da massa de pizza é uma técnica milenar que requer paciência, habilidade e arte. Ao optar por essa técnica, os chefs preservam a tradição da culinária italiana e levam uma experiência autêntica para seus clientes.

“Para mim, a fermentação natural é essencial na preparação de uma boa pizza. Além de melhorar o sabor, a textura e a digestibilidade, é uma técnica que preserva a tradição italiana e valoriza ingredientes de qualidade “, afirma ele.

O Figurate Italian Food é um restaurante especializado em culinária italiana, que valoriza a tradição e a autenticidade dos ingredientes. É reconhecido por suas pizzas, focaccias e cannolis, preparados com os melhores ingredientes

Você pode gostar...