Como conquistar a mudança corporal e qualidade de vida?

Como conquistar a mudança corporal e qualidade de vida?
Foto: Pixabay

Especialista explica a importância do planejamento e consistência

“Quando procuramos ajuda para conseguirmos mudar nosso comportamento alimentar devemos nos tratar como únicos, e o nutricionista é o profissional indicado para esse momento”.

Na busca pela melhoria na qualidade de vida, melhor performance e mudança corporal é importante o apoio e direcionamento para que as mudanças possam acontecer, e contar com ajuda nos momentos mais difíceis. Necessário estarmos atentos nas promessas de resultados rápidos, ao seguir dietas milagrosas, que não são duradouras, ou então, excesso nos treinos com cargas altas, resultando na instabilidade do corpo.

A nutricionista, professora do curso de Nutrição da Anhanguera, Dra. Gizele Barankevicz explica sobre o processo da transformação e pontos de atenção “Durante o processo de mudança alimentar poderão ocorrer recaídas e o desejo de desistir. No entanto, se você faz esse acompanhamento personalizado, o nutricionista estará ao seu lado sendo o seu guia, lhe auxiliando a focar em seu objetivo, sendo o apoio para começar ou recomeçar”

A importância de cada processo ser personalizado e adaptado a realidade de cada pessoa “Devemos desmistificar a ideia de que os planos alimentares bons ou adequados são restritivos, custam caro ou são difíceis de serem seguidos. Quando o profissional desenvolve um plano alimentar flexível, respeitando sua rotina, essa dieta é mais fácil de ser mantida a longo prazo. Dietas restritivas a longo prazo possuem tendência de estimular a compulsão alimentar ou gerar experiências negativas, por isso, sempre procure ajuda do nutricionista, ele é seu aliado nesse processo” ressalta Gizele.

“Primeiro precisamos querer mudar, a pessoa deve desejar e querer essa mudança de comportamento. O importante é dar o primeiro passo, ter consciência que a mudança de hábito ela é para vida, não é um projeto verão momentâneo, é o projeto qualidade de vida e a alimentação deve ser flexível. Hábitos começam pela iniciativa, seja a procura pela ajuda de um profissional, o aumento do consumo de água, a adequação da ingestão de frutas, vegetais e fibras durante o dia e, também, estar disposto a associar a alimentação saudável com a atividade física, pois elas se complementam, são as chaves para obter os resultados positivos.”, orienta Gizele Barankevicz. “Um hábito quando ele é repetido se torna uma rotina”, complementa a especialista.

“A rotina dessa mudança alimentar deve ser para a vida. Realizar uma dieta/plano alimentar deve ser algo fácil, prazeroso e principalmente flexível esse é o segredo para a constância. A manutenção dos hábitos é o sucesso para qualquer objetivo, seja pessoal, profissional, pois o resultado é o fruto de tudo que fazemos”, observa Gizele.

O planejamento em longo prazo auxilia a evitar o efeito rebote, como é conhecido aquele ganho de peso após uma dieta restritiva. “Perda de peso rápida é uma promessa que vem com consequências. Orientações para ingerir apenas um tipo de nutriente ou proibitivas demais podem levar a um ganho posterior e, muitas vezes, até maior do que o peso perdido ou gerar experiências negativas com a alimentação”, alerta.

Para emagrecer de forma saudável e com resultados sólidos e permanentes, a professora recomenda a busca de orientação profissional. “Muitas vezes condicionamos o sucesso apenas quando atingimos o objetivo final (resultado). No entanto o sucesso é tudo que fazemos todos os dias para ir em busca dos nossos resultados, cada transformação é um sucesso, seja acordar mais cedo para fazer uma caminhada, aumentar a ingestão de água, adquirir o hábito de consumir frutas, diminuir o consumo de bebida alcóolica. Cada mudança deve ser reconhecida.”, diz.

Você pode gostar...