Como o consumo errado de carboidrato pode interferir o processo de emagrecimento

Como o consumo errado de carboidrato pode interferir o processo de emagrecimento
Foto: Pixabay

Os carboidratos fornecem entre 50 e 60% das calorias que devem ser ingeridas por dia, ou seja, é a maior fonte de energia para o organismo. Com um alto nível de açúcar e alta absorção pelo corpo, carboidratos devem ser consumidos de forma criteriosa e seguindo a orientação de especialistas, especialmente por pessoas com excesso de peso, doenças cardíacas, diabéticos, para quem tem problemas de insulina ou que apenas para procuram mais qualidade de vida.

Dr Allison Melo e Dr. Elifas Rodrigues, médicos da Clinica Benessere, listam oito alimentos que podem estar atrapalhando processos de emagrecimento. Confira:

Leite: uma única xícara pode conter até 12 gramas de açúcar.

Pão branco: rico em carboidratos, não promove saciedade e provoca inchaço.

Arroz branco: mesmo não sendo rico em açúcar, o arroz tem carboidrato e se transforma em uma fonte de energia rápida durante a digestão.

Macarrão: embora seja uma boa fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode, além de engordar, causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides.

Iogurtes com sabor: podem conter 20 gramas ou mais de açúcar e a longo prazo poderão aumentar o peso desnecessariamente e contribuir para o diabetes tipo II.

Barras energéticas: podem ser um lanche conveniente quando precisamos de algo rápido, no entanto, algumas variedades de barras energéticas contêm até 48 gramas de açúcar por barra.

Amido: carboidrato complexo formado pela amilopectina e a amilose, os quais são digeridos mais lentamente e viram açúcares em nosso organismo. Os principais alimentos ricos em amido são: arroz, batata, macarrão, feijão, ervilhas, milho, farinha e amido de milho.

Batata: possui um alto índice glicêmico que se assemelha ao próprio açúcar. Junte-se a isso o fato de que muitas vezes são fritas no óleo ou preparadas com gorduras. Uma opção saudável é consumi-las cozidas, com salsa, ou o purê com iogurte natural. Se possível, consuma com cascas.

A escolha dos alimentos é muito importante no processo de emagrecimento e, por isso, é fundamental buscar o acompanhamento e orientação do médico nutrólogo para uma dieta saudável.

Você pode gostar...