Confira como alimentos umami ajudam a reduzir o consumo de sódio no dia a dia

Confira como alimentos umami ajudam a reduzir o consumo de sódio no dia a dia
Foto: Pexels

No próximo dia 26 de abril é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A doença é crônica e, segundo informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH)1, estima-se que no Brasil ao menos 25% da população adulta seja hipertensa, chegando a mais de 50% em pessoas com mais de 60 anos e em 5% das crianças e adolescentes.

Com a rotina acelerada de grande parte da população, muitas pessoas acabam negligenciando alguns cuidados que podem auxiliar no controle da hipertensão, como praticar regularmente atividade física, evitar o estresse buscando ter tempo de qualidade com amigos e familiares, além de ter uma dieta equilibrada.

Pensando em contribuir para que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida, com

refeições saborosas e bem temperadas, a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, comenta que o uso do glutamato monossódico (MSG) pode ser uma boa forma de reduzir a quantidade de sódio nas refeições. “O MSG possui aproximadamente 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha. Enquanto 1g de glutamato monossódico tem 123mg de sódio, a mesma quantidade de sal possui 388mg. Ou seja, se substituirmos a metade da quantidade de sal utilizada nas preparações por glutamato monossódico, podemos diminuir em até 37% o sódio na nossa alimentação diária”, explica.

O glutamato monossódico funciona como um realçador de sabor dos alimentos. Assim, uma pequena quantidade de MSG nas preparações já é capaz de aperfeiçoar o gosto umami, o quinto gosto básico do paladar, deixando a refeição muito mais saborosa. Além disso, o glutamato também está presente naturalmente em alguns alimentos, como tomate, cogumelos, queijos maturados, milho, ervilha, carne, frango, alguns frutos do mar, como camarão e peixes como o atum e a sardinha.

“A redução do sódio acompanhada de uma alimentação equilibrada e da prática de exercícios físicos pode ser uma aliada na prevenção ou controle da hipertensão. Para isso, é importante apostar em preparos com alimentos umami, que auxiliam a saúde e o prazer de nos alimentarmos durante as refeições”, finaliza a nutricionista.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

Você pode gostar...