Curso de gastronomia funcional: a tendência é comer bem e de forma saudável

Curso de gastronomia funcional: a tendência é comer bem e de forma saudável
Foto: Escola Chef Gourmet

Com a gastronomia funcional é possível ter uma alimentação saudável, estratégica, com todo sabor e requinte da alta gastronomia

A gastronomia funcional é uma tendência que tem atraído cada vez mais pessoas em busca de um estilo de vida saudável, mas sem perder o prazer de comer bem. Os alimentos funcionais estão ganhando destaque por melhorarem a saúde e, ao mesmo tempo, ajudarem na prevenção de doenças, inclusive crônicas. Para atender essa demanda, a escola de alta gastronomia Chef Gourmet Consolação lançou um curso específico de gastronomia funcional para profissionais da área e para quem deseja preparar as próprias refeições.

Com formação e experiência prática, a Chef e Nutricionista Priscila Chasseraux, docente da Chef Gourmet Consolação, explica que a gastronomia funcional é um processo que engloba desde a escolha dos alimentos, compra, pré-preparo, preparo e a junção dos mais variados tipos de alimentos. Essas são algumas das etapas que os alunos percorrerão durante o curso com aulas 100% práticas. O curso tem 48h de duração, dividido em 16 aulas, nas quais todos os alunos prepararão 80 receitas.

“Quando se fala em alimentos funcionais, algumas pessoas podem achar que se trata de alguns alimentos específicos. Mas, na verdade, todos os alimentos naturais são funcionais. No entanto, a forma de preparo pode modificar a funcionalidade deles. Vem daí a importância de aprender as técnicas da gastronomia funcional para conseguir preparar as refeições corretamente e de forma estratégica para as necessidades de cada pessoa ou até mesmo estilos de vida”, esclarece Chef Priscila.

A grade do curso contempla temáticas como a base doce e salgada da gastronomia funcional, bases para temperar, leites vegetais e iogurtes naturais, alimentação destoxificante, saladas e molhos, risotos funcionais, pães e bolos sem glúten e lactose, gastronomia aplicada à dieta sem açúcar e low carb, alimentação vegetariana, flexitariana, vegana, plant based, alimentação crudívora e onívora.

Os alunos também terão aulas de gastronomia funcional no esporte, hambúrgueres funcionais e acompanhamentos, reaproveitamento de alimentos e pancs, massas frescas sem glúten e fermentação natural. No último módulo, haverá aulas de empreendedorismo para preparar aqueles que querem tornar a gastronomia funcional uma área de atuação profissional.

“Nosso objetivo é oferecer aos alunos uma formação realmente completa em gastronomia funcional, independentemente do objetivo de atuarem profissionalmente na área ou somente para cuidarem melhor da própria saúde e da saúde da família. Com essa grade de conteúdo, os alunos aprendem, de fato, que é possível ter uma alimentação saudável, estratégica, com todo sabor e requinte da alta gastronomia”, conclui Marcelo Ying, diretor da escola.

A Chef Gourmet Consolação está situada no coração de São Paulo, na Rua da Consolação, nº 2001, a quatro minutos do metrô Paulista. Para mais informações, ligue ou envie uma mensagem para o WhatsApp (11) 91568-2242, no Instagram @chefgourmetconsolacaosp ou mande um e-mail para consolacao.sp@escolachefgourmet.com.br.

Você pode gostar...