Dia do Tomate: saiba como preparar o fruto na fritadeira elétrica

Dia do Tomate: saiba como preparar o fruto na fritadeira elétrica
Foto: Comitê Umami

O tomate é sem dúvidas um dos alimentos preferidos na mesa de muitos brasileiros. Não à toa, o fruto possui um dia para ser celebrado, 1º de fevereiro.

A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, aponta uma das razões para esse sucesso. “O tomate é um fruto que possui alto teor de glutamato livre, substância responsável por proporcionar umami, o quinto gosto básico do paladar humano”.

Com isso, aqueles que provam receitas com o tomate percebem no paladar o aumento da salivação, uma das características responsáveis pelo reconhecimento do gosto umami. “Quando os tomates estão bem vermelhos, significa que o fruto atingiu o ponto ideal de amadurecimento e está com bastante glutamato livre, ou seja, o gosto umami está em evidência”, explica Lisiane.

Com infinitas opções de preparo, as receitas que levam o tomate como ingrediente podem ser feitas na fritadeira elétrica sem óleo com toda deliciosidade do alimento. É possível preparar desde opções mais simples como entradas, sobremesas e pratos mais elaborados. Receitas de tomate seco, tomate recheado e tomates confitados também são ótimas escolhas.

Que tal algumas dicas práticas para utilizar o tomate na fritadeira elétrica?

Evite sobrepor os alimentos e coloque-os separadamente;
Realize o cozimento por etapas, se necessário;
Ajuste a temperatura conforme a receita a ser preparada e mexa os ingredientes nos intervalos.

Você pode gostar...