Dicas da cozinha Ajinomoto: saladas e molhos

Receita de Molho agridoce saboroso

“Está uma delícia. Vou repetir!” Quem não gosta de cozinhar e receber elogios? E para você se sentir um “mestre cuca” e sempre ouvir ótimos comentários, a Oficina do Sabor®, a Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, dá continu idade a uma série de dicas que não te fazem perder tempo na cozinha.

Esses segredos foram gravados em vídeos que estão no site Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br) e trazem informações que vão desde a utilização correta do forno de micro-ondas até orientações para o cozimento de frutos do mar.

Confira a seguir dicas para ter um melhor aproveitamento dos alimentos.

Folhas e vegetais

Aliada da saúde, a salada é fonte de baixas calorias e tem alto teor de água, minerais, vitaminas e fibras, mantendo o bom funcionamento do organismo. Além de todos esses benefícios, os vegetais e folhas também são muito fáceis de preparar! Mas é importante ficar atento a alguns detalhes. Vamos conhecê-los?

HIGIENIZAÇÃO
Além de escolher muito bem os vegetais, também é preciso lavá-los bastante. Descarte as folhas amassadas e murchas. Mergulhe as boas em uma solução de água com hipoclorito de sódio ou produto específico para higienizar hortifrúti por 15 minutos. Ao secá-las, utilize um pano de prato limpo ou papel toalha. Para os legumes, é importante lembrar de, se servi-los com casca, esfregar com bucha própria até eliminar a camada esbranquiçada de agrotóxico.

FOLHAS
Há diversos tipos de alface e também de outras folhas, entre eles estão a alface americana, comum em sanduíches e saladas com ingredientes quentes; a crespa, indicada para auxiliar na digestão; e a frisée, ideal para acompanhar alimentos de sabores fortes. A mais consumida no Brasil é a alface lisa, perfeita para pesto e charutos. O agrião é benéfico para a visão, ossos e dentes. Já a acelga, é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.

GRÃOS E FRUTAS
Além de possuírem muitas fibras, os grãos dão um sabor especial ao prato. Grão de bico, arroz 7 grãos e feijão fradinho são ótimos ingredientes para compor a salada. Quem gosta de misturar doce e salgado, não pode deixar de acrescentar pedaços de frutas ao prato. Lembre-se de usar aquelas que não soltam muita água, como manga, pera e maçã verde.

PROTEÍNAS
Para deixar sua saladinha mais completa, aposte nas proteínas. A parte do frango mais usada é o peito e fica uma delícia quando desfiado e grelhado. Se optar pelo peixe, escolha atum ou salmão. Entre as carnes vermelhas, ótimas opções são o rosbife, o presunto cru ou a copa.

Receita de Molho de iogurte e shoyu

Dica de ouro: Um bom toque final da sua salada pode ser a crocância. Acrescente sementes de linhaça ou abóbora, amêndoas laminadas, castanha do Pará ou de caju, nozes, batata palha, croutons e pão seco. Os molhos também conferem um sabor especial ao prato e ajudam a variar o cardápio.

Você pode gostar...