Especialista em carnes ensina como preparar um churrasco completo

O prato é uma ótima opção para as confraternizações no Verão.

Além de ser a cara da gastronomia brasileira, o churrasco é um dos queridinhos em todas as estações. Mas, com as confraternizações de fim de ano, as férias e os encontros com os amigos à beira da piscina, ele se torna um grande aliado no Verão. É comum que ele sofra pequenas alterações de região para região, mas sem perder a essência. E que tal preparar um churrasco completo e um pouco mais leve para a estação mais quente do ano? O especialista em carnes e proprietário do Figueira Restaurante, Caio Fontenelle, ensina como:

Comece pela bebida: a cerveja combina muito bem com um churrasco, mas sempre é bom inovar. Além disso, algumas pessoas preferem outros estilos de bebida. Um drink que harmoniza perfeitamente é a Sangria de Vinho Branco Gelado.

Ingredientes:
700ml (1 garrafa) de vinho branco seco – de preferência Chardonnay.
½ melão (precisa ser bem maduro e doce) cortado em cubos maiores.
1 ou 2 colheres de sopa de açúcar (é opcional).
Gelo a gosto
Modo de preparo: em uma jarra coloque os cubos de melão, o açúcar, o gelo e o vinho. Deixe a mistura descansando por meia hora antes de servir.

Sirva uma entrada: o prato ideal para entrada nessa versão de churrasco mais “leve” é o Carré de Cordeiro servido com molho de iogurte.

Receita de Carré de cordeiro com molho de iogurte

O prato principal: Chegamos ao destaque. Como a ideia é fazer um churrasco mais leve, já que nos dias quentes as comidas fortes deixam o estômago muito pesado, a dica de Fontenelle é usar como prato principal a Fraldinha. Essa carne é menos gordurosa e fica muito saborosa se servida com um molho especial. Modo de preparo: Tempere a peça com sal, mas cuide com a quantidade, pois a fraldinha possui fibras abertas e salga mais fácil. Asse na grelha até atingir o ponto desejado. Em seguida, sirva com um mix de folhas verdes e tomate cereja acompanhado de um molho especial. Para o molho, use: 100ml de azeite de oliva, 10ml de vinagre branco de vinho, 1 colher de sopa de mostarda amarela, 1 dente de alho pequeno amassado, sal, pimenta do reino e orégano a gosto. Segundo Fontenelle, o segredo é usar bastante orégano. Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e deixe descansando por 30 minutos. Depois está pronto para servir com a carne.

Receita de Fraldinha assada saborosa

Sobremesa para finalizar: Para fechar com chave de ouro, sirva uma sobremesa leve. Maçãs grelhadas com sorvete são uma ótima opção. Escolha as maçãs mais suculentas e firmes, corte ao meio, retire as sementes e faça um buraco ao meio. Em seguida preencha com passas e complete com açúcar mascavo. Coloque na churrasqueira com chama média ou baixa por 30 minutos ou até ficarem macias. Sirva com uma bola de sorvete.

Você pode gostar...