Dicas de culinária da Ajinomoto para facilitar o dia a dia: congelamento

“A prática leva à perfeição”. Esse ditado popular se aplica perfeitamente ao ato de cozinhar. E desde o “mestre cuca” ao “marinheiro de primeira viagem”, tem seus segredos para deixar os pratos mais saborosos, d e forma prática e saudável. Pensando nisso, a Oficina do Sabor®, a Cozinha Experimental da Ajinomoto do Brasil, desenvolveu uma série de dicas para você não perder tempo na cozinha.

A proposta foi traduzida em vídeos que estão no site Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br) e trazem informações que vão desde a utilização correta de utensílios na cozinha ao cozimento de massas e legumes e dicas para manter as propriedades nutricionais dos alimentos durante o preparo.

Confira a seguir dicas preciosas para que as receitas não desandem, o bolo não corra o risco de ficar embatumado ou o arroz empapado.

Congelamento correto preserva sabor e nutrientes dos alimentos.

Congelar os alimentos é uma ótima opção para consumir comida caseira diariamente. No entanto, para manter o sabor e valor nutricional das receitas é necessário tomar alguns cuidados no processo de congelamento e descongelamento dos alimentos.

A nutricionista da Ajinomoto do Brasil, Natália Santos, orienta com dicas práticas:

EMBALAGEM ADEQUADA
Sacos próprios para congelamento são os recipientes mais indicados na hora de colocar um alimento no congelador, uma vez que evitam a contaminação e ocupam menos espaço. Lembre-se sempre de retirar todo o ar que estiver no saco e de colocar uma etiqueta com o nome do alimento, data do congelamento e sua data de validade. Vidro e outros tipos de sacos plásticos não são indicados, pois o primeiro pode quebrar e o segun­do pode grudar no alimento.

PORÇÕES EXATAS
Já congele os alimentos na quantidade em que serão consumidos. Se você vai congelar carnes, por exemplo, e na sua casa moram duas pessoas, coloque duas porções em cada embalagem.

COMO DESCONGELAR
O ideal é que, quando planejar descongelar um alimento, você o retire do congela­dor e o coloque na parte de baixo do refrigerador por, no mínimo, 12 horas. Dessa forma, o alimento ficará mais seguro para o uso, livre de micro-organismos e, como perderá me­nos água, terá seu sabor conservado.

DESCONGELAMENTO NO MICRO-ONDAS
O forno de micro-ondas é um ótimo aliado no descongelamento de alimentos, mas não é indicado para todos os pratos. O uso do apa­relho só é indicado para o degelo de produtos que serão ingeridos na sequência, logo após o processo. Isso acontece porque o descongelamento em micro-ondas invariavel­mente inicia o cozimento concomitantemente, em especial quando se trata de grandes porções. O degelo ocorre de maneira não uniforme e com maior perda de fluidos do ali­mento.

NUNCA RECONGELE OS ALIMENTOS
Assim eles não perderão o sabor e suas qualidades nutricionais. O produto só poderá ser recongelado se mudar de estado, ou seja, deixar de ser cru e for cozido.

A nutricionista reforça que nem todos os alimentos podem ser congelados, pois perdem suas características sensoriais. Confira a lista abaixo:

  • OVO – A casca pode estourar. O segredo para congelar ovos é separar a clara da gema e bater bem a gema, com um pouco de sal.
  • MAIONESE E IOGURTE – Os ingredientes que compõem o iogurte e a maionese tendem a se separar. Dessa forma, ambos ficarão com a aparência talhada.
  • GELATINA – A sobremesa se cristaliza quando congelada.
  • FERMENTO FRESCO – Perde parcialmente a capacidade de fermentação.
  • CHANTILLY – Durante o descongelamento, a parte gordurosa se separa da parte líquida.
  • VEGETAIS FOLHOSOS IN NATURA, TOMATE CRU, PEPINO E RABANETE – Após descongelados, têm sua coloração e sabor alterados, além de murchar e ficarem amolecidos.

Você pode gostar...