Dicas para receber os amigos em casa
Quer receber os amigos em casa mas não sabe como cuidar dos detalhes? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a preparar um encontro gastronômico de primeira.
Receber os amigos em casa está em alta. Afinal, quem não gosta de um petit comitê formado pelas pessoas mais queridas? Para dar um tom descontraído aos encontros, é cada vez mais comum dividir também o momento de cozinhar para os convidados, transformando reuniões informais em encontros gastronômicos, sempre regados a muitas risadas e, por vezes, invencionices culinárias.
Cardápio – Para aqueles que estão começando ou para quem quer variar no cardápio, o chef da CampCarne, Henrique Silva Campos apresenta algumas opções de pratos para receber os amigos. “Para começar o ideal é servir alguns petiscos enquanto o prato não fica pronto. Uma tábua de frios bem montada, mix de nuts e frutas secas não dão muito trabalho e agradam o paladar de todos”, orienta.
Como entrada, o chef dá algumas sugestões fáceis de preparar como, por exemplo, damascos com queijo brie e tomate seco. “A dica é simples e pode ser preparada antes dos convidados chegarem. Deixe o damasco cortado ao meio submerso em vinho branco por 12h. Após esse período, retire o damasco, coloque uma fatia de queijo brie em cima e um pedacinho de tomate seco”. Outra dica é preparar um caldo de palmito ou ervilha. “Os caldos podem ser preparados um dia antes e não perdem o sabor”, acrescenta Campos.
Para o prato principal, a sugestão é risoto de queijo com filé mignon ao molho de vinho “O filé mignon é o corte mais macio da carne bovina e quase não contém gordura, ideal para refeições menos calóricas. Além disso, é uma carne fácil de cozinhar”, afirma Campos. Confira a receita abaixo.
Segundo Campos, para não errar na quantidade de comidas e bebidas, vale calcular com antecedência. “Para a carne, devemos calcular 200g por pessoa. O arroz deve ser calculado com 50g por pessoa, ainda cru. Já para o vinho, considera-se uma garrafa a cada duas pessoas e o refrigerante, 1 garrafa grande para cada 5 pessoas”.
Harmonização – Para esse jantar, o ideal é servir um vinho tinto leve, como por exemplo, o Pinit Noir.
Trilha sonora – Para compor a trilha sonora do jantar vale pensar em músicas mais calmas que não atrapalhem a conversa. Vale fazer uma seleção eclética de músicas passando pelas nacionais e internacionais.
Decoração – Para montar a mesa, uma boa sugestão é utilizar passadeiras de linho, simples e bonitas. Não é necessário marcar os lugares para que os convidados sintam-se à vontade. Abuse das cores e estampas das peças para dar um charme. A mesa pode ser enfeitada com vasos de flores baixas e coloridas alegrando o ambiente.
Sobre a CampCarne
Fundada em 1981, a CampCarne atua no mercado de carnes e cortes especiais e sempre se destacou no mercado pela qualidade superior de seus produtos. Localizada em Campinas, SP, a casa prima pelo atendimento personalizado, dando dicas de preparo e consumo de seus produtos para seus clientes. Além de atender o consumidor final, a CampCarne fornece e distribui produtos porcionados, para redes de restaurantes e hotéis de todo o país.