Diferentes tipos de temperos para se ter na cozinha

Diferentes tipos de temperos para se ter na cozinha
Foto: Pixabay

Os temperos são muito importantes na hora de fazer aquele prato especial, isso porque eles são responsáveis por trazer todo aquele sabor especial para a comida.

Existem inúmeros tipos de temperos dos quais carregam uma história especial por trás da sua criação.

A culinária do nosso país conta com uma grande variedade de temperos e sabores que podemos explorar. Porém, alguns deles são mais do que essenciais para termos no nosso dia a dia.

Mas você sabe quais são eles? Se não, continue acompanhando nosso post e conheça os temperos que não podem faltar na sua cozinha!

Quais ervas usar na cozinha?

Alguns dos temperos mais utilizados na cozinha brasileira, sem dúvida, são as ervas. Elas possuem aromas e sabores intensos que agradam a todos os tipos de paladares.

Independente do costume, você pode se sentir livre para utilizá-las no prato que desejar, além de poder misturá-las com outros tipos de temperos e sabores, dando aquele toque especial para a comida.

Manjericão: esse tempero é aquele que marca presença nos pratos típicos italianos, seja no espaguete, no pesto ou até mesmo nas sopas.

A melhor forma de usar o manjericão é na sua versão fresca, pois assim seu sabor irá prevalecer no prato.

Orégano: quem nunca comeu uma pizza temperada com orégano, não é mesmo? Essa erva possui um sabor e aroma marcante que traz um toque especial para qualquer tipo de alimento.

Geralmente, o orégano é usado na sua forma seca para que não estrague com facilidade, no entanto, suas principais características são sempre mantidas!

Alecrim: o alecrim é um dos temperos naturais mais utilizados na cozinha, além de ser facilmente encontrado em mercados e lojas a granel.

Além de seu aroma marcante, esse tempero é uma bela opção para realçar o sabor de carnes e frangos assados.

Salsa: a salsa é uma das poucas ervas que pode ser usada para temperar qualquer tipo de prato.

A salsa crespa é muito utilizada para decorar pratos, além de apenas temperá-los.

Sal rosa do Himalaia: esse tempero é usado da mesma forma que um sal comum, no entanto, seu diferencial está na quantidade de minerais presentes na sua composição, que é maior do que no sal comum.

Apesar disso, é muito importante que o consumo seja moderado, afinal, continua sendo sal.

Louro: temperar o feijão usando louro é uma das grandes marcas do brasileiro.

Geralmente, o louro é usado nas suas versões em pó ou em ervas, sendo essa a melhor opção para quem quer ter a opção de retirar a folha na hora de comer.

Além do feijão, o louro é muito bem vindo para compor temperos de sopas, caldos e assados.

Coentro: o coentro é uma herança culinária dos africanos, muito utilizada para temperar os pratos típicos brasileiros.

Seu sabor marcante faz parte das delicias nordestinas, como as moquecas e os bobós.

Especiarias que precisamos ter em casa

Apesar de todos os temperos serem originados de uma flor, folha, raiz ou erva, eles podem ser divididos na categoria de “especiarias”.

As especiarias são temperos de sabor mais intenso usados para realçar ainda mais o sabor de um alimento ou prato. Algumas delas ainda podem ser usadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos.

É possível fazer combinações de especiarias com temperos comuns, mas é preciso muito cuidado para isso, já que as ervas precisam estar em harmonia com a comida.

Assim como os temperos citados anteriormente, algumas especiarias são coringas e todo bom cozinheiro deveria ter sempre á mão:

Açafrão: esse é uma das especiarias mais caras do mercado, isso porque é preciso que cem mil flores sejam colhidas para produzir cinco quilos dessa especiaria.

Seu sabor forte é uma ótima opção para temperar pratos mais suaves como frangos assados e peixes cozidos.

Anis estrelado: o anis estrelado é muito utilizado para compor receitas de sobremesas como bolos e biscoitos.

No entanto, a especiaria também é muito conhecida pelo seu efeito anti-inflamatório e digestivo.

Canela: a canela é uma especiaria que está presente na casa da grande maioria dos brasileiros. Isso porque ela é muito utilizada para compor diversos pratos como doces e diferentes tipos de cortes de carne.

Geralmente, a canela é usada em formato de pau, pois assim você pode retirá-la na hora de comer, no entanto, também existe a versão em pó dela, que é mais usada para fazer receitas de bolos e tortas.

Cúrcuma: conhecida também como açafrão-da-terra (apesar de não ser nem um pouco parecida com o açafrão), a cúrcuma possui um sabor picante e muito marcante.

Você pode usar a cúrcuma para compor pratos como frangos, peixes, frutos de mar e até ensopados, no entanto, tenha cuidado com a quantidade, pois essa especiaria pode acabar tirando todo o sabor original do alimento.

Pimenta-do-reino: essa é uma das especiarias mais queridas pelos brasileiros, isso porque além de ser uma pimenta saborosa, ela também realça o sabor dos pratos.

Sendo uma das pimentas mais versáteis, você pode optar por usar tanto a sua versão em pó, quanto em grãos para o preparo de carnes, legumes e frangos.

Páprica: essa especiaria pode ser encontrada em duas versões: a doce e a picante. A sua forma mais usada é a em pó, pois assim ela consegue se misturar facilmente com o restante dos alimentos.

Você pode usar a páprica para compor pratos de batata doce, costela de porco, anéis de cebola ou cuscuz.
Trindade dos temperos: alho, cebola e limão

Todo apreciador de comidas brasileiras concorda que a trindade dos temperos é composta pelo alho, pela cebola e pelo limão.

O motivo para isso é que eles são muito bem vindos para temperar praticamente todos os tipos de pratos salgados, variando entre carnes, saladas e até mesmo grãos como o arroz e o feijão.

Você pode encontrar versões de alho e cebola desidratadas, das quais são muito utilizadas para compor ensopados e legumes refogados.

Já o limão pode ser encontrado compondo um tempero diferente, como o lemon pepper, que nada mais é do que pimenta com limão.

Mas é claro que você também pode usar esses condimentos em sua forma original, para refogá-los ou fritá-los junto de uma comida, afinal, tem prato mais brasileiro que aquele que é composto por arroz com alho refogado, feijão com cebola frita e uma salada temperada com limão?

Agora que você já conhece um pouco mais de cada um desses temperos, por que não renovar o estoque de especiarias da sua casa? Garantimos que você vai passar a amar ainda mais os pratos que preparar!

Você pode gostar...