Especiarias e temperos que trazem benefícios à saúde

Foto: solucionindividual / CC0 Public Domain

Foto: solucionindividual / CC0 Public Domain

Açafrão da terra, pimenta, coentro, salsinha e gengibre. Esses temperos (e muitos outros) adicionam sabor diminuindo a necessidade de sal, beneficiam a digestão, possuem propriedades curativas e valorizam os sabores dos ingredientes.

Temperar alimentos pode ir muito além do que simplesmente dar sabor às refeições. O consumo de especiarias pode trazer diversos benefícios para a saúde e o que poucos sabem é a forma correta de usá-los e como combinar os sabores.

A chef Silvia Perotti, da Annapurna, explica que as especiarias e temperos podem ter múltiplas funções. “Ao usá-los de forma correta, os condimentos trazem saúde ao prato, como, por exemplo, diminuir a quantidade de sal usada no cozimento, beneficiar a digestão – ideal para quem vive de regime – e tem propriedades curativas – como a canela, que beneficia o sistema circulatório e digestivo, promove a sudorese e alivia os gazes, além de ser diurético, anti-inflamatório, relaxante muscular e expectorante.

Confira abaixo outros temperos e condimentos mais benéficos à saúde:

  • Açafrão da terra – Anti-inflamatório;
  • Pimenta do reino – Ativa a digestão;
  • Semente de coentro – Desintoxicante e ótimo para equilibrar a temperatura do corpo no verão;
  • Semente de cominho – Desintoxicante e levemente amargo;
  • Salsinha – Diurético e desintoxicante;
  • Orégano – Antioxidante, diminui a formação de gases;
  • Pimenta dedo de moça (verde) – Ativa a digestão e beneficia a absorção de ferro das proteínas vegetais;
  • Gengibre – Ativa a digestão, melhora a absorção dos nutrientes e ativa a circulação.

A chef, especializada em alimentação ayurvédica, diz que o segredo é testar os temperos e condimentos em diferentes pratos. E completa “apesar dos diversos benefícios já comprovados, o consumo destes condimentos deve ser frequente e em quantidades relevantes, para obtermos os benefícios de seus nutrientes. Portanto, é essencial variar os tipos e utilizá-los diariamente”. Além disso, conhecer o seu biótipo energético através da anamnese ayurvédica pode tornar essa experiência ainda mais eficaz.

Você pode gostar...