Especialista do Chá Dō reúne sugestões para quem está iniciando nesse universo

Especialista do Chá Dō reúne sugestões para quem está iniciando nesse universo
Foto: Pixabay

Será que chá é tudo igual? Fazer as melhores escolhas pode ser uma tarefa desafiadora para quem está começando a apreciar essa iguaria. São diversos fatores que influenciam na boa preparação do chá, tais como: temperatura, qualidade e quantidade da água, tempo de infusão e até mesmo o acessório que você utilizará para a preparação da bebida. Por isso, Benício Coura, Sommelier de Chá e Operações, do Chá Dō, plataforma de curadoria de chás e acessórios, reuniu algumas dicas para quem quer iniciar no mundo do chá. Confira:

  1. Chá deve ser de procedência confiável
    O chá é um alimento e saber de quem você está comprando pode ser sua garantia de qualidade, segurança e saúde. O fabricante deve ser responsável por atestar sobre sua origem, os ingredientes que o compõem, questões relacionadas a alergênicos, informações nutricionais e sua validade.
  2. Escolha as folhas soltas
    Quando for comprar um chá, sempre dê preferência para o chá a granel, de folhas soltas. De maneira geral, ele preserva melhor os nutrientes, óleos essenciais, aromas e sabores, garantindo uma deliciosa, saudável e completa experiência sensorial. Além disso, podem render duas ou mais infusões, o que promoverá uma melhor relação custo-benefício.
  3. Cuide da embalagem e do armazenamento

A embalagem e o armazenamento do chá devem seguir critérios que o protejam de fontes de deterioração, sendo elas: luz, ar, calor e umidade. Assim, ele manterá suas propriedades sensoriais e benéficas por mais tempo. Então, antes de comprar, verifique se o pacote onde ele está acondicionado e se o local onde ele está sendo comercializado estão dentro destes critérios. Por exemplo, o produto exposto em saco plástico na gôndola de uma loja ou armazenado em grandes potes transparentes, com recorrente manuseio, é arriscado. Ele pode não somente perder suas propriedades, como também sofrer algum tipo de contaminação.

Após a compra, considerando que ele estava embalado e armazenado adequadamente, o ideal é mantê-lo na embalagem original e observar os critérios acima. Depois de usar, retire bem o ar antes de fechar a embalagem. Caso ela não seja auto-lacrável, use uma fita adesiva.

Você pode gostar...