Hoje é Dia do Cereal: descubra benefícios dos grãos para a saúde

Hoje é Dia do Cereal: descubra benefícios dos grãos para a saúde
Foto: Pixabay

Hoje, 7 de março, é celebrado mundialmente o Dia do Cereal. A data faz parte do calendário de comemorações da Kellogg, empresa que há 116 anos transformou o milho em flocos e até hoje dá ainda mais energia para muitas famílias pela manhã. Além de gostosos, os cereais trazem diversos benefícios para a saúde: são fonte de fibras, nutrientes, minerais e energia, além de que, os incluindo na dieta, é possível melhorar os níveis de vitaminas, antioxidantes e cálcio no organismo.

Estudos conduzidos mostram que a inclusão do cereal na alimentação promove uma melhoria significativa na saúde do organismo como um todo, do sistema digestivo aos níveis de concentração.

Cereal é uma delícia, mas descubra o por que consumir:

  1. Cereais são fortificados com micronutrientes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece que alimentos fortificados são a forma mais eficaz de garantir a ingestão de micronutrientes, já que, em geral, a população mundial não consome as porções recomendadas no dia a dia. A fortificação de cereais nos Estados Unidos ajuda 6 milhões de crianças e 16 milhões de adultos a atingirem o nível recomendado de vitamina A. Já no Reino Unido, um estudo apontou que adolescentes que não tomam café da manhã e não consomem cereais possuem mais risco de insuficiência nutricional do que os que comem cereais diariamente.

Por isso, a Kellogg fortifica seus cereais matinais com vitaminas e minerais há mais de 80 anos. Esse processo é garantido por seus grãos serem minimamente processados, mantendo a temperatura ideal para que vitaminas como niacina (encontrada no complexo B) e riboflavina (conhecida como B2) sejam adicionadas aos produtos.

A adição desses micronutrientes faz com que as fibras encontradas nos cereais sejam associadas com a diminuição do risco de doenças crônicas, diabetes e AVC. Além disso, as fibras são ótimas aliadas no bom funcionamento do sistema digestivo.

  1. A combinação de cereais com leite garante maior nível de nutrição

Diversos estudos conduzidos mundialmente, incluindo países como México, Espanha, Reino Unido e França, mostram que consumir cereais com leite no café da manhã é muito mais nutritivo e menos calórico do que outros alimentos associados à refeição, como pães, ovos, bacon e cream cheese. A quantidade de sódio também é significativamente menor — uma porção de cereal com leite tem metade do sódio de um croissant, por exemplo.

O leite, por sua vez, se soma às vitaminas e minerais encontrados no cereal e aumenta a quantidade de nutrientes, incluindo hidratos de carbono, proteínas, vitaminas e fibra na dieta, além de ser uma combinação saborosa e que é a preferência de 95% dos consumidores de cereais.

  1. Cereais são ricos em antioxidantes

Os antioxidantes são substâncias que protegem as células contra os radicais livres produzidos pelo nosso corpo. Isso significa que eles agem no envelhecimento das células e, portanto, previnem o aparecimento de doenças degenerativas como Alzheimer, pressão alta, entre outras.

Os cereais são ricos em ácido fólico, ácido ferúlico, vitaminas A, C, E, B9, zinco, selênio e licopeno — todos antioxidantes importantes para manter um organismo saudável e equilibrado.

Você pode gostar...