Inove no arroz de todo dia e deixe a rotina de refeições mais interessante

Apesar de o arroz branco ser o mais tradicional e conhecido no Brasil, existem no mercado diferentes tipos de arrozes, inspirados nas culturas culinárias de diferentes países, cada qual com um toque gourmet e também, um potencial nutritivo. Conheça seus benefícios e como usá-los nos pratos.

arroz-selvagem-imagem_release_407928

Arroz Selvagem – Cozinha Canadense

Conhecido popularmente como arroz selvagem, o grão encanta pela aparência, aroma e sabor diferenciado. Com seu delicado sabor de nozes, o arroz de formato exótico é indicado entre os chefs de cozinha para incrementar e sofisticar receitas. Além disso, é rico em magnésio, fósforo e folacina e ainda vitaminas do complexo B.

Dica de uso: o arroz selvagem podem ser usado como base para saladas, misturado a ervas aromáticas, castanhas trituras e frutas secas.

arroz-preto-imagem_release_407935

Arroz Preto – Cozinha Chinesa

Chamado originalmente pelos chineses de “Arroz Proibido”, o arroz preto não tem apenas a aparência e sabor como diferenciais, mas também traz benefícios à saúde. Este tipo de arroz é rico em flavonoides, composto antioxidante, e também tem 20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra que o arroz integral.

Dica de uso: Sirva com frutos do mar (lula, polvo ou camarão) e finalize com raspas de casca de laranja ou limão, para deixar a refeição com um toque cítrico.

arroz-vermelho-imagem_release_407936

Arroz Vermelho – Cozinha Francesa

O grão, pertencente ao subgrupo integral, tem textura firme e é repleto de fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais. Além de ser uma ótima opção para acompanhar carnes vermelhas ou frutos do mar, tem destaque em pratos gourmet por seu sabor amendoado e aspecto diferenciado.

Dica de uso: Para maior aromatização da receita e finalização do prato, o arroz pode ser acompanhado com ervas, como salsinha, cebolinha, manjericão ou tomilho.

arroz-basmati-imagem_release_407943

Arroz Basmati – Cozinha Indiana

Arroz Basmati, que em tradução livre, significa “a rainha da fragrância ou pérola dos aromas”, tem um delicioso aroma e o sabor suave de nozes.  Sua forma fina e alongada deixa a receita ainda mais atraente e deliciada.

Dica de uso: Para reforçar ainda mais o sabor do arroz, no momento de refogar a dica é adicionar especiarias como: canela em pau, pimentas secas, sementes de mostarda ou cravos da Índia.

arroz-carnaroli-imagem_release_407947

Arroz Carnaroli – Cozinha Italiana

O grão é ideal para a preparação de risotos ou acompanhar paellas, sopas e diversas sobremesas. Além de liberar uma pequena porção de amido durante o cozimento, o Arroz italiano tem grãos largos e grandes que absorvem muito mais água e o sabor dos temperos, deixando a receita cremosa e soltinha, com textura amanteigada.

Dica de uso: O risoto, para ficar ainda mais saboroso, pode ser acompanhado com frutos do mar ou legumes. Ainda, pode acrescentar temperos como açafrão ou ervas frescas.

Arroz Aromático Jasmine – Cozinha Tailandesa

Famoso por acompanhar pratos apimentados e frutos do mar, o Arroz do tipo Jasmine, é mais delicado e perfumado do que os demais arrozes e é perfeito para diversificar as receitas da ceia.

Dica de uso: O aroma pode ficar muito mais perfumado e saboroso, juntando um pau de canela ou pedaço de gengibre à agua do cozimento do arroz.

Sobre a Josapar

Viver com sabor. Este é o lema da Josapar, líder nacional do mercado de arroz. Com mais de 85 anos de tradição, a empresa possui sede em Pelotas (RS) e filiais em Recife (PE) e Itaqui (RS). Além do tradicional Arroz Tio João, a empresa produz, entre outras marcas, o arroz Tio Mingote, o arroz e o feijão Biju e a bebida e as barras de cereais SupraSoy, feito com proteína isolada de soja, o que lhe proporciona o melhor sabor do mercado. http://www.josapar. com.br/

Você pode gostar...