Mestre em churrasco explica diferença entre carvão e lenha

Mestre em churrasco explica diferença entre carvão e lenha
Foto: Churrasco VIP (@churrascovip)

O churrasco é uma iguaria que faz parte de praticamente todas as famílias, mas o modo de preparo muda de acordo com o gosto de um ou de outro. Tem as pessoas que preferem assar o alimento com o carvão e outras que preferem utilizar a lenha.

Com isso, o chef e mestre Nilson Pinto, do Churrasco VIP, explica quais são as diferenças de se utilizar esses itens.

“Vai de gosto, o carvão é o preferido de quase todo mundo, é muito mais prático, tem uma caloria maior do que a lenha, mas tem um processo de defumação menor, tem o melhor controle da zona de cocção, pode ser colocado um pouco de lado para fazer uma cocção mais lenta. A lenha é a minha preferida porque ela tem uma saborização maior, solta mais fumaça, então a proteína fica mais defumada, com um sabor muito melhor”, conta.

De acordo com o chef, alguns preparos podem ser mais interessantes se utilizar o carvão e outros é melhor o uso da lenha.

“Quando se utiliza lenha, o cuidado no momento do preparo é um pouco maior, porque a chama do fogo não pode tocar no alimento”, explica.

“Uma lenha que vai para Parilla, por exemplo demora mais, pois ela precisa ser reduzida para pequenas brasas e depois ser puxada para a carne, então para esse tipo de prato é mais rápido e mais prático quando se usa o carvão, porém, o processo original sempre foi feito com a lenha”.

Em São Paulo, quando se prefere utilizar a lenha para o churrasco, muito se usa as de Eucalipto, por ter bastante, além de um custo bom.

“Geralmente se usam lenhas de reflorestamento, o eucalipto temos em abundância, tem um custo bom e não tem o risco de ser algo irregular. Determinadas lenhas podem ser nocivas para as pessoas e gerar problemas de intoxicação com fumaças cancerigenas, por isso recomendo que sempre saibam de onde estão comprando e como foi feito o resgate dessas lenhas”, finaliza Nilson.

Você pode gostar...